Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
24 Mai 2016
Cimeira Humanitária Mundial das Nações Unidas
Ao serviço da solidariedade ninguém poderá ficar sem casa nem acolhimento!
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A primeira Cimeira Humanitária Mundial das Nações Unidas está a ser marcada pelas questões éticas e/ou morais relativas ao acolhimento dos refugiados. A decorrer em Istambul, a reunião testemunha o seu longo alcance em virtude de grande parte dos refugiados estarem retidos nos campos de abrigo na Turquia. Sem dúvida, um dos tópicos a ser humildemente precaucionado nas agendas locais e internacionais.

Adentrado nessa apreensão, o Papa endereçou uma palavra aos intervenientes da cimeira, implorando um ajuste dos critérios humanitários que presidem ao abrigo dos refugiados e dos desamparados. Para Francisco: “Não deve haver nenhuma família sem casa, nenhum refugiado sem acolhimento, nenhuma pessoa sem dignidade, nenhuma pessoa ferida sem cuidados, nenhuma criança sem infância, nenhum jovem sem fruto, nenhum idoso sem uma velhice digna”.

Este é um sinal de reviravolta da estratégia internacional à muito desejado pelas instâncias não governamentais, pelejando a proteção, cuidado e socorro à população. Cooperação e diálogo são os dois vetores primígenos, os quais merecem total cautela por parte de cada Estado, primando o seu trabalho pelo serviço, pela solidariedade. Um apelo final permaneceu: “Ouçamos o grito das vítimas e dos que sofrem; permitamos-lhe que nos ensinem uma lição de humanidade; mudemos o nosso estilo de vida, políticas, escolhas económicas, comportamentos e atitudes de superioridade cultural”.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Contactos
Morada

Rua do Vilar, Gualtar
4710-453 Braga

TEL

253690448/914541063

Coordenador

P. Eduardo Jorge da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui