Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
6 Jun 2016
António Lobo Xavier
A economia a disseminar-se, a cultura a retrair-se!
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Adentrados numa sociedade esquizofrénica e, um tão pouco, tirânica existe pouco espaço para que o capital humano e cultural seja valorado. Entre desesperos e angústias quotidianas, há ainda um manancial de recursos financeiros e negócios económicos que transformam a gestão do planeta numa visão materialista. O mundo imaterial parece ser colocado à margem, marginalizado à periferia, deslocado para a subúrbio.

Os elementos mortíferos da comunidade plural instalaram uma vedação perentória entre os movimentos velozes dos ciclos económicos e a valoração axiológica das fontes e registos culturais.  À falta de verdade e respeito moral numa coletividade comercial, os ritmos próprios dos padrões sociais veem-se arredados de uma atenção integral. Daí resultam as injustiças laborais, as assimetrias na distribuição de recursos e ainda os atentados ao ambiente e à humanidade.

Por sua vez, os princípios da «frugalidade, insatisfação, verdade, rigor são qualidades especialmente associadas aos grandes objetivos da economia, que são a inovação, o risco, resistência ao fracasso e a tolerância - aos outros e ao erro», assentou António Lobo Xavier. A economia de futuro, credibiliza pela digitalização, poderá segregar a própria cultura, declinando o intrínseco valor do conhecimento.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Contactos
Morada

Rua do Vilar, Gualtar
4710-453 Braga

TEL

253690448/914541063

Coordenador

P. Eduardo Jorge da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui