Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
7 Jun 2016
Simone Weil
Como aprimorar o cepticismo de alguns e o fascínio de outros
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Simone Weil nasceu em Paris em 1909. Com ela despontou uma nova modalidade social conforme aos limiares e apreços capitais à integridade e dignidade humanas. A escritora, mística e filósofa francesa aliciou ao universo operário e secular uma fé, uma forma de vida, um modo de fazer diferente dos demais. Seguindo o seu espírito, tornou-se uma operária, como tantas outras mulheres e homens, da Renault para escrever sobre o quotidiano dentro das fábricas.

Uma teóloga brasileira aproveitou a experiência e testemunho de Weil para encetar "Simone Weil - Mística de fronteira". Nesta obra é cruzado o carácter de uma senhora que aceitou fazer um ensaio claramente cristão durante a sua existência, conquanto não oficializado, disposto a cruzar elementos das mais distintas categorias, jogando na eventualidade de um diálogo saudável a descrença e o agnosticismo secular. Ao mesmo tempo, é-nos relembrada uma mulher que afrontou todos os usos religiosos com as díspares zonas de conhecimento, desde as letras, passando pela psicologia e aportando na teologia.

Maria Clara Bingemer invoca Simone Weil como a prova singular do confiar a vida no Outro, refletindo e diligenciando, unindo esforços até encontrar sentido nos valores da bondade, verdade e bem. Nesse sentido, Weil superabundou meras utopias e simples ilusões, com coragem e dedicação foi arrojada no seu proceder.

 

Sugestão de Leitura: Simone Weil - Mística de fronteira

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Contactos
Morada

Rua do Vilar, Gualtar
4710-453 Braga

TEL

253690448/914541063

Coordenador

P. Eduardo Jorge da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui