Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Mariana Macedo | 31 Mar 2021
Narrativas de quarentena de uma jovem universitária (2ª temporada)
Mariana Macedo, Medicina | UMinho
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Um ano após o início da pandemia em Portugal, continuamos a ser bombardeados diariamente com informações sobre este tema pelos meios de comunicação, havendo pouco espaço para todos os outros acontecimentos da atualidade. Assim sendo, acredito que todos estamos cansados e que este já não é de todo um tema apelativo. Seria muito mais interessante refletirmos sobre os planos, os encontros e os projetos que todos idealizamos para quando a pandemia for apenas uma memória longínqua. Acredito que esse tempo irá chegar e que a normalidade se irá estabelecer lentamente, no entanto, vivemos um contexto de grande incerteza relativamente ao futuro e penso que temos ainda um longo caminho a percorrer até que isso seja uma realidade. Desta forma, este é um tema ao qual não consigo fugir e sobre o qual considero importante refletir.  

Como estudante de Medicina, ao longo dos últimos meses, tive a oportunidade de continuar a realizar os estágios clínicos no hospital, mesmo quando a universidade cancelou as atividades presenciais e, tive ainda a oportunidade de reforçar a linha do SNS24 num período mais crítico de chamadas. Estas experiências permitiram-me assistir de perto ao sentido de verdadeira missão de muitos profissionais de saúde, que viveram e vivem este tempo de uma forma verdadeiramente inspiradora e altruísta. Foi necessário um grande esforço de adaptação de todos os profissionais de saúde e também de todos os estudantes. Tivemos de nos adaptar ao novo funcionamento dos serviços e procurar perceber qual o nosso lugar, de forma a maximizar a nossa aprendizagem num contexto tão atípico, ao mesmo tempo que tentávamos ser úteis neste combate que é de todos nós.  

Por outro lado, numa perspetiva menos positivo, pudemos também vivenciar o sofrimento e a solidão profunda que muitas pessoas experienciaram em consequência da pandemia. Todos passámos por experiências novas, algumas geradoras de preocupações, ansiedade e tristeza, mas creio que, de uma forma geral, este tempo que vivemos tem-nos feito sentir especialmente inseguros. Vivemos o incerto, com as expectativas adiadas uma e outra vez e procuramos respostas quando tudo parece eternamente dúbio.  

Retirar algo positivo de toda esta situação poderá nem sempre parecer óbvio, no entanto, acredito que, acima de tudo, a pandemia ensinou-nos a ser humildes. Humildes na consciência dos nossos limites e da nossa finitude. Humildes na certeza de que precisamos uns dos outros e que todos somos frágeis.  

Este exercício de humildade impulsiona-nos também a estar mais disponíveis para nos questionarmos, nos desmontarmos e nos reconstruirmos. Assim sendo, este nosso estado pode também ser uma oportunidade única para vivermos a Semana Santa com maior profundidade, percorrendo um caminho capaz de despertar dentro de nós uma maior sensibilidade para a procura e o reconhecimento da verdade. Em toda a sua vida, Jesus é um exemplo de humildade e é, na Semana Santa, em especial no momento em que Jesus lava os pés aos seus discípulos, que o sentido de humildade e da importância do serviço ao outro mais se evidência. Tal como os discípulos também nós somos convidados por Jesus a imitar este gesto nas nossas vidas. Não poderá ser este um dos exemplos que Jesus nos dá para vivermos da melhor forma este tempo de pandemia?  

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Contactos
Morada

Rua do Vilar, Gualtar
4710-453 Braga

TEL

253690448/914541063

Coordenador

P. Eduardo Jorge da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui