Arquidiocese

Nova Ágora 2021

5, 12 e 19 de Março

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS | 20 Jan 2021
25 sem-abrigo foram vacinados no Vaticano
Homens e mulheres estão permanentemente alojados nas instalações de acolhimento e residência da Esmolaria Apostólica da Santa Sé.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © © Vatican Media

Mario está numa cadeira de rodas. Falta-lhe uma das pernas. No ano passado, perdeu a sua pensão por invalidez e viu-se nas ruas de Roma pouco antes do primeiro confinamento e da chegada da primeira vaga de coronavírus. Como outras pessoas pobres e marginalizadas que deambulavam em torno da Praça de São Pedro, hoje é hóspede do “Palazzo Miglior”, estrutura disponibilizada pelo Papa Francisco para retirar da rua os sem-abrigo da zona.

O Vaticano começou a vacinação gratuita contra a COVID-19 dos sem-abrigo de Roma. A vacinação aconteceu hoje, no átrio da Sala Paulo VI, no auditório onde acontecem as audiências papais semanais. 

"Um primeiro grupo de cerca de 25 sem-abrigo permanentemente alojados nas instalações de acolhimento e residência da Esmolaria Apostólica da Santa Sé recebeu a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Outros grupos devem seguir-se nos próximos dias", disse o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

A iniciativa foi supervisionada pelo cardeal Konrad Krajewski, chefe polonês da Esmolaria Apostólica da Santa Sé. A Esmolaria tem levado a ajuda do Papa às pessoas mais necessitadas e vulneráveis, especialmente durante a pandemia. No Natal passado, 4.000 cotonetes de teste Covid foram fornecidos aos sem-abrigo em Roma, assim como medicamentos, máscaras e ventiladores.

As pessoas que foram hoje vacinadas são homens e mulheres com 60 anos ou mais, tanto cidadãos italianos como estrangeiros, muitos dos quais enfrentam graves problemas de saúde. Mario, que recebeu a vacina, disse a Michele Raviart, correspondente do “Vatican News” que sente agora ter "segurança extra". 

"Agradecemos ao Papa por este presente", disse Mario.

Carlo Santoro, da Comunidade de Santo Egídio, que coordenou a iniciativa, disse que está de acordo com a crença do Papa Francisco de que "ninguém se salva sozinho". Santoro sublinhou como a pandemia de coronavírus afectou até as coisas mais simples como "receber caridade ou uma simples sandes de lojas que fecharam”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Vaticano  •  Papa Francisco  •  Covid19  •  Sem-abrigo
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui