Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Tercera | 26 Mar 2021
Cansaço, depressão, videonarcisismo: os efeitos da pandemia segundo Byung-Chul Han
O conhecido filósofo sul-coreano explorou através de um ensaio os efeitos da pandemia. Para Han, a pandemia evidenciou aspectos endémicos das sociedades neoliberais, como o cansaço, a preocupação excessiva com a imagem e a depressão.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Elisenda Pons

Para Byung-Chul Han, o vírus faz com que os problemas da sociedade que existiam antes da pandemia se acentuem ainda mais. Nesse sentido, e num breve ensaio que publicou no passado Domingo, no jornal espanhol El País, afirmou que a enorme sensação de cansaço é de longe o mais notório dos problemas.

“De um modo ou de outro, hoje, todos nós nos sentimos muito cansados e extenuados. Trata-se de um cansaço fundamental, que permanentemente e em todas as fases acompanha a nossa vida como se fosse a nossa própria sombra. Durante a pandemia, sentimo-nos até mais esgotados do que o costume. Até mesmo a inactividade forçada pelo confinamento nos cansa. Não é a ociosidade, mas sim o cansaço, que impera em tempos de pandemia”, explicou.

O autor de “Sociedade da Transparência” considera que este cansaço é algo que já vem de trás e a chave para entendê-lo é a autoexigência que os seres humanos impuseram como norma nas sociedades neoliberais.

“O que caracteriza o sujeito desta sociedade que, ao ver-se forçado a ser produtivo, se explora a si mesmo, é a sensação de liberdade. Explorar-se a si mesmo é mais eficaz do que ser explorado por outros, porque devolve uma sensação de liberdade”, diz Han.

Outro aspecto importante para o filósofo é a perda dos rituais aos quais a presencialidade havia habituado os seres humanos. “Os rituais geram uma comunidade sem comunicação, enquanto hoje o que predomina é uma comunicação sem comunidade”, diz.

No fundo, para Han trata-se de mais uma demonstração de que o vírus acentua um mal já existente. Neste caso, o que descreveu como “a permanente encenação do ego” nas nossas sociedades.

“O vírus acelera o desaparecimento dos rituais e a erosão da comunidade. São eliminados até mesmo esses rituais que ainda restavam, como ir ao futebol ou a um concerto, comer num restaurante, ir ao teatro ou cinema. A distância social destrói o social. O outro tornou-se um potencial portador do vírus de quem tenho que manter distância”, explicou.

 

Videochamadas e a preocupação com a imagem

Nesse sentido, mostra-se crítico em relação à comunicação digital, a única forma que o mundo encontrou para seguir em frente. O seu principal alvo são as videoconferências, que geram o que classifica como “videonarcisismo”, ou uma exagerada preocupação com a imagem. Precisamente numa época em que antes da pandemia já existia uma febre de selfies e uma exaltação icónica.

“O videonarcisismo tem alguns efeitos secundários absurdos: provocou um aumento exponencial de operações estéticas. Ver no ecrã uma imagem distorcida ou desfocada faz com que as pessoas comecem a duvidar do seu próprio aspecto. Quando o ecrã tem boa resolução, percebemos logo as rugas, a queda progressiva do cabelo, manchas na pele, papos nos olhos e outras alterações na pele pouco estéticas... O espelho digital faz com que as pessoas caiam numa dismorfia, ou seja, que prestem uma atenção exagerada a possíveis defeitos do seu aspecto corporal”, observou.

© Kristina Tripkovic

Neste sentido, retoma o conceito de cansaço, e explica que – como efeito do vírus – a comunicação digital é outro factor que esgota (ainda mais) as pessoas. 

“A comunicação digital desgasta-nos imenso. É uma comunicação sem ressonância, uma comunicação que não nos traz felicidade. Numa videoconferência, por motivos meramente técnicos, não podemos olhar nos olhos uns dos outros. Fixamos o olhar no ecrã. Para nós, é esgotante que falte a visão do outro”, adiantou.

Por isso mesmo, defende que se tome consciência da importância da comunicação presencial, face a face, para além dos ecrãs. 

“Tomara que a pandemia nos faça perceber que a simples presença corporal do outro tem alguma coisa que nos faz sentir felizes, de que a linguagem implica uma experiência corporal, que um diálogo bem sucedido pressupõe um corpo, que somos seres corpóreos”, alerta.

 

A depressão, o sintoma do cansaço

A depressão é o principal sintoma que Han enquadra dentro da “sociedade do cansaço”, acentuada, na sua opinião, precisamente pela ausência de relações interpessoais presenciais. 

“Durante a quarentena, sem contacto social, acentua-se a depressão, que é a autêntica pandemia do presente”, afirmou o filósofo.

Mas, e de regresso ao que defende, a depressão é outro sintoma de uma sociedade que já estava cansada e que a pandemia apenas tornou mais evidente.

“A depressão é um sintoma da sociedade do cansaço. O sujeito forçado a ser produtivo e a render sofre a síndrome do desgaste profissional (em inglês, burnout) a partir do momento em que sente que já não consegue mais. Fracassa por culpa das exigências de produtividade que impõe a si mesmo. A possibilidade de não poder mais leva-o a fazer repreensões destrutivas a si mesmo e a agredir-se. O indivíduo luta contra si mesmo e sucumbe por isso mesmo. Nesta guerra travada contra si próprio, a vitória é do desgaste laboral”, explica.

Como expressão destes pensamentos, Han cita o aumento dos suicídios no seu país. “Desde que a pandemia começou, o índice de suicídios aumentou vertiginosamente na Coreia. Parece que o vírus é um catalizador da depressão. No entanto, a nível global, ainda se dá muito pouca atenção às consequências psicológicas da pandemia”, alertou.

Mas nem tudo está perdido. Para Byung-Chul Han, a crise sanitária é uma oportunidade para redefinir a forma como vivemos e, desta forma, podermos sair do cansaço endémico que refere, já que o vírus de alguma maneira sobrecarrega a sociedade do cansaço, tornando-o um vírus do cansaço.

“O vírus é, além disso, uma crise no sentido etimológico de krisis, que significa «ponto de inflexão». Ao fazer-nos um apelo urgente para que mudemos de vida, também pode causar a reversão desta precariedade. Só poderemos chegar aí se submetermos a nossa sociedade a uma revisão radical, se conseguirmos encontrar uma nova forma de vida que nos torne imunes ao vírus do cansaço”, concluiu.

A “Sociedade da Transparência” e outros títulos do autor encontram-se à venda na Livraria Diário do Minho.

 

Artigo de Pablo Retamal N., publicado em “La Tercera”, a 21 de Março de 2021.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Byung-Chul Han  •  filosofia  •  modernismo  •  pandemia  •  cansaço  •  depressão
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui