Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com vida Nueva Digital | 31 Mar 2021
Terça-feira Santa em Murcia: Missa Crismal… e doação de sangue
Numa das Eucaristias do ano com maior presença de sacerdotes, a diocese de Cartagena convidou os presbíteros a darem-se "como Cristo" através deste gesto.
  © Diocese de Cartagena

A Terça-feira Santa é o dia em que tradicionalmente se celebra a Missa Crismal em Espanha. Na eucaristia, o bispo e os sacerdotes renovam a sua consagração e, portanto, a sua dedicação, tanto a Deus como ao povo. Na diocese de Cartagena, precisamente em consonância com estas promessas ao serviço dos outros, os sacerdotes foram ontem convidados a concretizá-las… doando sangue. O bispo da diocese, Monsenhor José Manuel Lorca Planes, estendeu o convite aos fiéis.

O Paço Episcopal, em Murcia, recebeu um ponto móvel do Centro de Hemodoação regional. O bispo auxiliar da diocese de Cartagena, D. Sebastián Chico, foi um dos primeiros dadores.

“É uma forma de colaborar, com a própria vida, com quem precisa de algo tão vital. É uma generosidade muito grande”, referiu. Sublinhou ainda que, neste momento tão especial para a Igreja, é “um gesto de caridade, doação e afecto”, recordando que “Cristo deu o Seu sangue, a Sua vida, por todos".

De acordo com os profissionais de saúde presentes, os resultados foram “muito positivos”. Ao apelo responderam cerca de cinquenta doadores, dezasseis dos quais nunca haviam doado sangue. No total, foram contabilizadas 34 novas reservas.

Para Inma Morales, trabalhadora do departamento de administração da diocese, esta foi a oportunidade ideal para a estreia nas doações.

“Agora que vieram para o meu próprio local de trabalho, não tinha desculpa e não podia perder a oportunidade. Muitas vezes pensei nisso, mas entre as gestações e a azáfama do dia-a-dia nunca consegui encontrar a ocasião oportuna”, explicou.

Palavras-Chave:
Espanha  •  missa crismal  •  Cartagena  •  Doação de sangue  •  Sacerdotes