Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Andrea De Angelis / Vatican News | 1 Abr 2021
A presença dos Franciscanos na Páscoa dos “novos pobres”
Cantinas franciscanas irão receber milhares de pessoas nos dias das celebrações Pascais.

Fomos ao Antoniano, em Bolonha, há quase um ano, a emergência sanitária em virtude do novo coronavírus tinha acabado de começar. Encontrámos uma realidade ao serviço dos outros, com a mesma substância de sempre, mas com novas formas. Reinventar a solidariedade é uma virtude e uma necessidade, especialmente nestes tempos. É uma resposta ao apelo à criatividade do bem de que tantas vezes falou o Papa Francisco. O Antoniano de Bolonha é um Instituto que está presente na zona de Bolonha desde 1953 e é o protagonista da assistência e solidariedade todos os dias a centenas de pessoas que vivem na capital emiliana. Os frades, com a ajuda de numerosos voluntários, apoiam os mais necessitados, incluindo muitos sem-abrigo.

Operação Pão

Graças à "Operação Pão", as cantinas franciscanas ajudam as pessoas mais pobres em todos os cantos da Itália. “Os pobres aumentaram e mudaram: há novas pobrezas, gente mais jovem, muitos dos quais trabalham em sectores que precisam de utentes, serviços esses que, em tempos de pandemia, vivem uma enorme crise”, explica Frei Giampaolo Cavalli, director do Antoniano.

Ao Vatican News, Frei Giampaolo sublinhou que muitos idosos também estão a atravessar grandes dificuldades. “São pessoas generosas, que muitas vezes ajudam os filhos e netos com a reforma neste momento de crise económica e social. Mas redescobrem-se como pobres e vêm bater à nossa porta”, adiantou.

Verdadeira fraternidade

As portas das cantinas franciscanas acolhem cada vez mais pobres, mas, com o aumento dos pedidos, também aumentou a oferta. “Esta generosidade dos voluntários e a capacidade de dar aquilo que verdadeiramente pode encarnar esse espírito de fraternidade torna visível a consciência de que ou estamos juntos, ou simplesmente não avançamos. Essa fraternidade que é tão querida aos cristãos!…”, continua o responsável. A contribuição também pode ser feita por aqueles que, à distância, desejam servir esses irmãos necessitados. “Acedendo a www.operationpane.it terão as informações necessárias para apoiar as nossas cantinas. Cada pequena ajuda é um sorriso de muitas pessoas”, sublinha.

Os dias de Páscoa

“São dias especiais, assim como as nossas mesas”, explica o director da instituição. “Doces de Páscoa e ovos estarão sobre as mesas de toda a Itália, até algumas flores. Cada pessoa que passar estes feriados connosco também encontrará um cartão de felicitações e uma oração. Há cuidado no acolhimento, atenção, porque é importante transmitir este sentido de participação e de partilha, também graças à alegria que contagia dos nossos voluntários, porque a única forma de viver a esperança da Páscoa é a partilha. Juntos”, frisa.

40 mil refeições por mês

As instituições franciscanas italianas apoiadas pela iniciativa estão localizadas em Roma, Palermo, Catanzaro, La Spezia, Genova, Torino, Verona, Bolonha, Pavia, Monza, Milão, Lonigo, Voghera e Baccanello. As 14 realidades franciscanas distribuem quase 40 mil refeições por mês, bem mais de mil por dia. Mais de meio milhão de refeições foram doadas em tempos de pandemia, com um aumento de 40% em relação ao ano anterior.

Artigo de Andrea De Angelis / Vatican News, publicado a 31 de Março de 2021

Palavras-Chave: