Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 11 Jun 2021
Nathalie Becquart analisa os desafios das mulheres na sinodalidade
Religiosa foi convidada pela Academia Latino-Americana de Líderes Católicos e pela União Mundial de Organizações de Mulheres Católicas.
  © Vatican News

A Academia Latino-americana de Líderes Católicos e a União Mundial de Organizações Católicas de Mulheres estão a organizar a Conferência Mundial “Mulheres na Igreja: o desafio da sinodalidade”. A protagonista: Nathalie Becquart, subsecretária do Sínodo e a primeira mulher com direitos neste espaço.

Nathalie será acompanhada por D. Jorge Lozano, Arcebispo de Cuyo (Argentina) e secretário geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Sophie Gadima, Ministra de Estado na África, a única católica a ser Ministra num governo muçulmano, e Cristiane Murray, a primeira mulher a ser vice-directora de imprensa da Santa Sé.

A conferência acontece no dia 18 de Junho e tem a duração de duas horas. Poderá ser vista a partir do canal do YouTube da Academia de Líderes Católicos.

Em linha com o Papa Francisco

María Lía Zervino, presidente da União Mundial de Organizações Femininas Católicas, explicou que “o Papa defendeu sempre a doutrina católica a respeito da igual dignidade de homens e mulheres”.

A responsável assegura que “a nomeação da Irmã Natalie Becquart como subsecretária do Sínodo dos Bispos é um gesto muito significativo”, pelo que “a conferência será uma grande oportunidade para discutir como será o futuro papel das mulheres na Igreja, leigas e consagradas, para avançar em linha com o Papa Francisco ”.

Fazer caminho juntos

Por sua vez, José Antonio Rosas, director fundador da Academia Latino-americana de Líderes Católicos, afirmou: “Queremos também que este evento seja a oportunidade – aproveitando as novas tecnologias – de provocar um encontro internacional entre cristãos dos quatro continentes”.

“Não iremos apenas ouvir os nossos conferencistas, mas também haverá um momento muito rico e valioso de debate entre os milhares de participantes. Durante a conferência haverá tradução simultânea para espanhol, inglês e francês; de forma a que a própria actividade seja expressão da sinodalidade e de caminhar juntos”, acrescentou.

Artigo de Ángel Alberto Murillo, publicado em Vida Nueva Digital a 10 de Junho de 2021.

Palavras-Chave:
Nathalie Becquart  •  Sínodo  •  Sinodalidade  •  Vaticano  •  Mulheres