Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 21 Jun 2021
Como os “altares de pedra” estão a renovar a fé na Irlanda
A eucaristia tem sido celebrada em antigos “altares de pedra” nas 26 dioceses da Igreja irlandesa como parte de uma campanha pela renovação da fé na Irlanda através da intercessão dos mártires irlandeses. A iniciativa é liderada pela Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) da Irlanda em apoio aos cristãos perseguidos em todo o mundo.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

De acordo com Aoife Martin, da AIS Irlanda, a inspiração para a campanha "Revival of the Irish Mass Rocks" surgiu depois de ver as imagens da Missa do Domingo de Páscoa do Pe. Gerard Quirke numa rocha na Ilha Achill, Co Mayo.

“Fiquei profundamente comovido com as fotos e pensei que seria incrível se pedíssemos a um padre em cada uma das 26 dioceses da Irlanda para celebrar a missa numa das pedras da sua diocese, regressando assim aos lugares sagrados onde nossos ancestrais foram adorar em segredo durante os tempos penais e onde os mártires irlandeses teriam celebrado e recebido a Santíssima Eucaristia. Pedimos a cada sacerdote que celebrasse cada Missa com o mesmo propósito: para a renovação da fé na Irlanda, apelando à intercessão dos nossos mártires irlandeses”, explicou.

A porta-voz da AIS Irlanda afirmou que, depois da resposta positiva à campanha dos altares de pedra, os padres e organizadores “sentem-se muito inspirados para fazer desta uma campanha anual contínua, na preparação para a Festa dos Mártires Irlandeses todos os anos”.

O Domingo passado, 20 de Junho, marcou a Festa dos Mártires Irlandeses.

Segundo Aoife Martin, os altares de pedra foram estabelecidos em todo o país, em locais de grande serenidade e proximidade de Deus como forma de contornar a perseguição aos católicos nos séculos XVI, XVII e XVIII.

Questionada sobre o desafio de identificar e localizar um altar de pedra em todas as dioceses de hoje, a porta-voz da AIS Irlanda diz não ser muito difícil.

“Estas pedras estão espalhadas e localizadas por todo o país, havia muito por onde escolher. Pela sua própria natureza, estão localizadas em locais isolados e escondidos. Algumas são mais conhecidas do que outros. Algumas foram muito bem preservadas e muitas paróquias têm a bela tradição de uma liturgia anual nessas pedras”, adiantou.

Outras pedras permanecem ocultas e intactas, o que aumenta a sua beleza natural. O Pe. Bill O’Shaughnessy celebrou eucaristia nas montanhas de Dublin, numa rocha rodeada por árvores caídas. Mas isso foi impedimento para o Pe. Bill.

Conversando com o The Tablet, o Pe. O'Shaughnessy explicou: “A pedra está a uma caminhada de 45 minutos por um caminho na floresta até ao topo de uma das montanhas, e é cercada por um grupo de árvores, muitas das quais caíram sobre a pedra. A folhagem das árvores caídas era tão densa que, literalmente, não podíamos em volta da rocha. Então, foi no lado superior da rocha que celebrei a eucaristia. Usei dois troncos de árvore, posicionei-os no topo da pedra e coloquei sobre eles uma laje quadrada, que usei como altar”.

Mas o sacerdote notou que não havia sinalização ou indicação do significado desta rocha.

“Descobri-a com a ajuda de um padre local, o padre Michael Hurley, que me disse como encontrá-la. Em muitos aspectos, o facto de a rocha não ter marcações, um altar ou degraus bem construídos tornava-a ainda mais autêntica e exatamente como nossos os ancestrais a teriam encontrado, quando também celebraram missa durante as Leis Penais”, explicou.

Questionado se considerava que os altares de pedra lembravam às pessoas que as dificuldades encontradas para praticar a fé em 2020-21 não eram nada comparadas à dificuldade sentida pelos católicos durante os tempos penais, o Pe. O'Shaughnessy afirmou: “Obviamente. As dificuldades pelas quais passamos o ano passado perdem força em comparação com as violentas perseguições aos nossos ancestrais durante os tempos penais. Mas o nosso próprio tempo exige precisamente a intenção das pedras de missa: a renovação da fé na Irlanda através da intercessão dos Mártires Irlandeses. A cultura secular em que nos encontramos é menos do que simpática com a fé cristã, muito menos com o catolicismo”.

O sacerdote prestou homenagem à coragem de leigos e leigas que hoje falam da sua fé nos locais de trabalho e mesmo nas suas famílias, o que por vezes pode resultar em exclusão social.

“É uma perseguição à sua maneira. Há uma necessidade definitiva de renovar a nossa fé em Cristo na Irlanda. E a celebração da Missa nestes locais sagrados aponta literalmente para onde surge essa renovação de Jesus Cristo, especificamente a sua presença eucarística viva. Assim como os nossos ancestrais perseguidos, nós também devemos unir-nos em torno de Cristo. Ele é o ponto de unidade e renovação que devemos procurar”, afirmou.

Aoife Martin concorda, como explicou ao The Tablet: “As dificuldades que os fiéis católicos experimentaram durante o ano passado desde o início dos confinamentos, embora desafiadoras, não são nada comparadas ao que os nossos ancestrais enfrentaram durante os tempos penais. Eles voluntariamente arriscaram a prisão e até a morte para participar e receber a Eucaristia, com alguns a andarem descalços por mais de 20 milhas, arriscando tudo. Podemos receber muita coragem, força e inspiração dos mártires irlandeses, daí o nosso convite aos fiéis irlandeses e aos nossos irmãos e irmãs católicos em todo o mundo para orar intencionalmente aos mártires irlandeses, pela renovação da fé na Irlanda”.

O Pe. Bill O’Shaughnessy confessa mesmo que se sentiu inspirado pela celebração da missa na rocha.

“Celebrar a missa na rocha foi para mim uma grande fonte de alegria e de renovação da fé. Como estudante de história e teologia, estar no lugar onde padres fiéis estiveram antes de mim, em tempos de grande stress, problemas e turbulência, pelo povo do Senhor, e poder interceder por eles foi um momento poderoso da providência divina. Ainda mais profundo do que isso, descobri que celebrar missa na rocha me deu, como sacerdote, uma poderosa lembrança da minha missão neste mundo, que é celebrar o sacrifício da Santa Missa pelas almas amadas que Deus colocou sob o cuidado da minha paternidade espiritual. Como sacerdote, Cristo avança através de mim em cada missa para nutrir o seu povo com a Sua própria carne”, concluiu.

 

Artigo original de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 19 de Junho de 2021.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Eucaristia  •  Missa  •  Irlanda  •   •  Renovação  •  Mártires
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui