Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com "The Tablet" | 10 Set 2021
Primeiro bispo em 14 anos ordenado em Wuhan, China
Novo bispo tomou posse na diocese chinesa de Wuhan, tornando-se no mais recente a ser ordenado sob um acordo entre o Vaticano e o Estado comunista.
  © DR

O padre franciscano Francis Cui Qingqi foi ordenado bispo de Wuhan na província de Hubei, no centro da China, ontem, com a aprovação do Estado e da Igreja, informou a " UCA News".

A igreja local elegeu o padre Cui para governar a diocese em Setembro passado, de acordo com o site da Conferência Episcopal da Igreja Católica na China.

No Vaticano, Matteo Bruni, director da Sala de Imprensa da Santa Sé, confirmou a ordenação e disse que o Papa Francisco nomeou o bispo Cui em Junho.

“É o sexto bispo chinês a ser nomeado e ordenado dentro da estrutura normativa do acordo provisório sobre a nomeação de bispos na China”, disse Bruni.

D. Cui é vice-secretário da Conferência Episcopal da Igreja Católica na China desde 2016 e foi o quarto bispo consagrado desde a renovação do acordo provisório em Outubro passado.

O acordo Sino-Vaticano, cujas disposições ainda não são públicas, supostamente permite ao Papa aprovar e vetar bispos indicados pelo Partido Comunista Chinês.

A diocese de Wuhan estava sem bispo desde a morte do bispo Bernardine Dong Guangqing, em Maio de 2007.

A cerimónia de consagração aconteceu na Catedral de São José, em Wuhan. Foi presidida pelo Bispo Joseph Ma Yinglin de Kunming, presidente da Conferência Episcopal da Igreja Católica na China. Os bispos Joseph Shen Bin, de Haimen, e D. Joseph Li Shan, de Pequim, vice-presidentes da conferência, foram os concelebrantes.

O bispo John Baptist Li Suguang, da província vizinha de Jiangxi, e o bispo Peter Ding Lingbin, da província de Shanxi, participaram nas cerimónias, juntamente com cerca de 30 padres da província de Hubei e cerca de 200 freiras e católicos da diocese de Wuhan.

O padre Yang Yu, secretário-geral adjunto da Conferência, leu a carta de aprovação, assim como fez durante a ordenação do bispo Anthony Li Hui de Pinglaing em Julho.

Nascido na província de Shanxi em 1964, D. Cui foi ordenado sacerdote em 1991. Desde Dezembro de 2012 que é administrador da diocese de Wuhan e pároco da catedral.

Foi nomeado secretário adjunto da Conferência dos Bispos em 2016 e tornou-se o presidente provincial da Associação Patriótica Católica de Hubei em Janeiro de 2018.

Artigo do "The Tablet", publicado a 9 de setembro de 2021.

Palavras-Chave:
Wuhan  •  China  •  Bispo  •  Ordenação  •  Vaticano
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui