Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 27 Set 2021
Gintaras Linas Grušas, o novo presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias
Presidente da Conferência Episcopal da Lituânia substitui o Cardeal Angelo Bagnasco.
  © DR

Gintaras Linas Grušas, arcebispo de Vilna (Lituânia), foi nomeado como novo presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) durante a Assembleia Plenária que se realiza nestes dias em Roma.

Juntamente com ele, foram nomeados vice-presidentes o cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo e presidente da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), e Lázlo Nemet, presidente da Conferência Episcopal Internacional dos Santos Cirilo e Metódio.

Desta forma, Grušas substitui o cardeal Angelo Bagnasco, à frente da CCEE desde 2016. Embora pertença a uma família de origem lituana, o novo presidente da CCEE nasceu em Washington DC, nos Estados Unidos.

Antes de entrar no seminário, como relatado pela Agência SIR, completou os estudos em Matemática e Ciências da Computação na Universidade da Califórnia (UCLA), para posteriormente trabalhar na prestigiada empresa IBM.

Presidente dos Bispos da Lituânia

Estudou Teologia na Universidade Franciscana em Steubenville, Ohio. Foi ordenado sacerdote na Catedral de Vilnius, em 1994 e, nesse mesmo ano, foi nomeado secretário geral da Conferência Episcopal Lituana.

Em 2014 foi nomeado membro da Congregação para o Clero e, desde 2016, faz parte do Dicastério para a Comunicação.

Desde 2014 que é presidente da Conferência Episcopal da Lituânia.

O CCEE é formado por 39 membros que representam a Igreja Católica em 45 países do continente europeu.

Destas, 33 são Conferências Episcopais às quais aderem os Arcebispos de Luxemburgo, o Principado de Mónaco, o Arcebispo Maronita do Chipre e os Bispos de Chişinău (Moldávia), a Eparquia de Mukachevo e a Administração Apostólica da Estónia.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 26 de Setembro de 2021.

Palavras-Chave:
CCEE  •  COMECE  •  Nomeação  •  Europa