Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 28 Out 2021
Aloysius John: “A Cáritas pode ajudar o processo sinodal promovendo o diálogo e a solidariedade com os mais vulneráveis”
Secretário-geral da Caritas Internationalis reflectiu sobre os 70 anos da instituição.

Aloysius John, Secretário Geral da Caritas Internationalis,reflectiu numa entrevista ao Vatican News sobre o caminho da instituição que comemora agora  o seu 70º aniversário, bem como o papel da mesma antes do Sínodo da Sinodalidade.

“O Papa Francisco sublinhou que o processo sinodal, que envolve toda a Igreja, tem como primeiro ponto a escuta”, explicou John.

“A capacidade de imaginar um novo futuro para a Igreja depende, portanto, em grande medida, precisamente de iniciar um processo de escuta comunitária, de diálogo e de discernimento”, acrescentou.

Neste sentido, para John, a Caritas Internationalis pode “ajudar a reflectir nas comunidades cristãs de base e nas paróquias, sobretudo promovendo o diálogo e a solidariedade com os mais vulneráveis ​​dentro delas”.

Acompanhar os que sofrem

Por outro lado, John explicou que “o trabalho humanitário mudou muito desde 1951”, quando a organização nasceu.

“Hoje enfrentamos crises complexas e duradouras, tanto naturais como humanas”, destacou. É que, num mundo onde “divisões políticas, guerras e conflitos religiosos se misturam com os efeitos das mudanças climáticas”, também surgem “graves desigualdades” e “novas formas de pobreza e vulnerabilidade”.

“À medida que continuamos a servir e a acompanhar as pessoas afectadas por este sofrimento, enfrentamos o desafio de promover na nossa sociedade moderna um sentimento de solidariedade para com elas”, disse o Secretário-Geral da Caritas Internationalis.

“Esta pandemia mostrou-nos que, sem o cuidado da humanidade e da criação, todos seremos cada vez mais vulneráveis”, continuou.

Por isso, “hoje o mundo precisa mais do que nunca de uma conversão radical de corações e mentes e de uma reconciliação com a Criação”.

Artigo publicado em Vida Nueva Digital a 27 de Outubro de 2021.

Palavras-Chave:
Caritas  •  Sínodo  •  Solidariedade  •  Vulneráveis  •  Processo Sinodal  •  Papa Francisco
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui