Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 17 Nov 2021
Sínodo é a “maior ideia do Papa até agora”
Sínodo23: “Acredito que a sinodalidade é uma resposta aos desafios do nosso tempo”.
  © DR

“A Igreja precisa de ser consertada”, disse o Pe. Kieran O’Mahony, estudioso das Escrituras, na reunião anual da Associação dos Padres Católicos. Argumentou que a sinodalidade é “a única saída” e que, se a jornada sinodal falhar, a Igreja estará “com sérios problemas”.

Explicando o contexto em que o sínodo mundial e o sínodo nacional na Irlanda estão a decorrer, o agostiniano disse: “A transmissão efectiva da fé cessou por algumas décadas e agora ficamos em grande parte com um invólucro da prática.”

O Pe. Kieran identificou duas áreas principais onde a Igreja precisa de ser reparada, como o lugar das mulheres na Igreja e o papel dos leigos.

“Eventualmente, teremos que encontrar uma maneira de dizer que a tradição não exclui as mulheres de todos os níveis de envolvimento e ministério”, afirmou no evento através do Zoom.

O padre, que é membro do comité diocesano de Dublin para o sínodo, descreveu o caminho sinodal como “a maior ideia do Papa Francisco até agora”.

A consulta proposta com todas as paróquias e todos os católicos do mundo foi “extraordinária” e difere de um sínodo tradicional porque o processo para lá chegar foi pelo menos tão significativo quanto a reunião final em Roma em 2023.

O Papa Francisco, disse, pretendia recuperar a “emoção” da fé cristã através da alegria do Evangelho e descentralizar uma enorme igreja “desajeitada”.

A sinodalidade para o Papa foi “uma recuperação da eclesiologia do povo de Deus”, que procurou recuperar as oportunidades perdidas do Concílio Vaticano II.

“A sinodalidade nesta nova forma é uma recuperação da verdadeira natureza da Igreja depois de um período muito hierárquico e um período muito centralizado”, observou.

Instando as pessoas a familiarizarem-se com os escritos do venezuelano Rafael Luciani, o “teólogo da sinodalidade”, o estudioso das escrituras irlandesas disse que a sinodalidade “não é simplesmente sobre os sínodos. É uma forma de ser Igreja, uma forma de escuta e uma forma de discernir juntos, que devemos aprender. É nova, dada a amplitude da consulta”.

Se vai funcionar, disse que ninguém sabe, acrescentou. Mas a Igreja tem uma larga experiência onde se basear, visto que a sinodalidade tem trabalhado há décadas na Igreja sul-americana.

“Na crise actual, tanto na Igreja como instituição, quanto na fé como projecto, acho que esta é a única saída. E, se isso falhar, teremos sérios problemas. Então, temos que fazer isto funcionar”, afirmou.

Dois membros da jornada sinodal na diocese de Killala, Peter McLoughlin e Patricia Melvin, descreveram as suas experiências e os princípios fundamentais de um processo de escuta confiável, bem como algumas das dificuldades encontradas com o conselho local dos padres.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Arcebispo Christophe Pierre, Núncio Apostólico nos Estados Unidos, falou ontem aos bispos sobre a importância de ouvirem as pessoas na Igreja e estarem abertos à obra do Espírito Santo. Dirigiu-se aos bispos no primeiro de dois dias de sessões públicas na sua assembleia geral de Outono em Baltimore.

O arcebispo observou que está no papel de Núncio Apostólico há cinco anos e tem estado numa jornada com os bispos dos Estados Unidos por entre os desafios da desafiliação religiosa, a crise dos abusos sexuais, o aumento da secularização, a polarização dentro da nação e da Igreja e, muito recentemente, a pandemia global.

Debatendo a sinodalidade, disse: “Acredito que a sinodalidade é uma resposta aos desafios do nosso tempo e ao confronto, que ameaça dividir este país e que também tem eco na Igreja. Parece que muitos não sabem que estão empenhados neste confronto, demarcando posições, enraizadas em certas verdades, mas que se encontram isoladas no mundo das ideias e não aplicadas à realidade da experiência de fé vivida pelo povo de Deus nas suas situações concretas”, concluiu.

Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 17 de Novembro de 2021.

Palavras-Chave:
Sínodo  •  Papa Francisco  •  Sinodalidade  •   •  Catolicismo  •  Irlanda  •  EUA
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga