
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
O candidato à liderança parece ser o bispo Duignan, já que Kelly tem 75 anos e apresentou a renúncia obrigatória com base na idade. Esta fórmula, apontam os prelados numa carta às suas dioceses, “não é um amálgama e não suprime nenhuma das duas dioceses”.
“Ambas as dioceses continuarão a manter a sua própria integridade e autonomia como estão, mas trabalharão mais estreitamente, na medida do possível, através da pessoa e do ministério de um único bispo”, afirmam.
Neste momento, estão a ocorrer diversas consultas promovidas pelo Vaticano.
Os prelados irlandeses, por sua vez, têm-se mostrado a favor da redução do número de dioceses na ilha.
“Creio que há boas razões para agilizar as dioceses. As fronteiras existem desde o século XII e em alguns casos funcionam, noutros não”, referiu o arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, em 2019 numa entrevista.
Embora tenha advertido que “tem existido oposição”, “mudar os limites diocesanos e privar uma cidade da sua catedral é algo muito delicado”.
Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 18 de Novembro de 2021.
Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga
253203180
253203190
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?