Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 2 Dez 2021
Comissão Europeia retira memorando interno “a cancelar” o Natal
Vaticano expressou incredulidade perante o rascunho de um documento que desencoraja o uso de referências ao “Natal” por respeito a outras tradições religiosas.
  © Vatican MEdia

A Comissão Europeia retirou o rascunho de um texto de directrizes internas que pedia a substituição do “período de Natal” por “período de férias”, por respeito às pessoas de outras religiões.

O documento proposto causou protestos, até no Vaticano.

Na terça-feira, a Comissária Europeia para a Igualdade, Helena Dalli, anunciou que as directrizes “precisavam de ser reformuladas”.

O cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Papa, já tinha manifestado preocupação com o texto proposto, dizendo que era uma negação das “raízes cristãs da Europa” e que colocaria o Velho Continente em perigo.

“Infelizmente, a tendência é homogeneizar tudo, não sabendo respeitar nem mesmo as diferenças legítimas”, disse o cardeal italiano numa entrevista ao Vatican News.

Parolin afirmou que acções como a proposta de eliminar as referências ao Natal podem introduzir novas fontes de “discriminação”, em vez de resolvê-las.

“Esquecimento daquela que é uma realidade”

O Cardeal Parolin afirmou que, em qualquer caso, isto equivale ao “esquecimento daquela que é uma realidade”.

“Quem for contra a realidade corre um grave perigo”, explicou.

“Depois, há o cancelamento das nossas raízes, da dimensão cristã da Europa, especialmente no que diz respeito às festas cristãs”, acrescentou.

“Claro, sabemos que a Europa deve a sua existência e a sua identidade a muitas influências, mas certamente não podemos esquecer que uma das principais influências, senão a principal, foi o próprio Cristianismo”, argumentou o Cardeal.

Durante a breve entrevista, Parolin apontou que o Papa Francisco irá até “às fontes da Europa” a partir de amanhã, quando fará uma visita apostólica de cinco dias ao Chipre e à Grécia.

“É uma viagem que nos lembra precisamente essas dimensões fundamentais que não podem ser apagadas”, disse sobre a visita Papal de 2 a 6 de Dezembro.

“Devemos redescobrir a capacidade de integrar todas essas realidades sem ignorá-las, sem combatê-las, sem eliminá-las e marginalizá-las”, afirmou.

Artigo de Loup Besmond de Senneville, publicado no La croix International a 1 de Dezembro de 2021.

Palavras-Chave:
Vaticano  •  Natal  •  Pietro Parolin  •  Tradição  •  Cristianismo  •  Comissão Europeia
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga