Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 23 Fev 2022
Bispo de Derry defende o direito a escolher a educação Católica
“As escolas católicas da Irlanda do Norte pedem apenas que se possam sentar à mesa.”
  © DR

O bispo Donal McKeown defendeu o direito dos pais de escolherem uma educação católica para os seus filhos na Irlanda do Norte após as críticas ao actual sistema educacional pelo presidente Michael Higgins.

O bispo McKeown, que é presidente do Conselho de Escolas Católicas Mantidas, que supervisiona mais de 440 escolas católicas na Irlanda do Norte, disse que as escolas católicas da região mostraram que podem ser parceiras activas na celebração da diversidade.

Afirmou ao The Tablet que continuariam a ser escolhidos pelos pais de toda a comunidade devido à qualidade dos seus resultados educacionais e dos seus vínculos com a comunidade.

O bispo de Derry estava a responder aos comentários feitos pelo presidente Higgins num discurso ao All-Island Women's Forum e ao National Women's Council of Ireland em Enniskillen na semana passada, onde o presidente irlandês disse que a educação integrada era um “elemento chave para um futuro de sucesso, inclusivo e harmonioso”.

Higgins descreveu o actual sistema educacional como “vergonhosamente” e “esmagadoramente segregado”.

No entanto, o bispo McKeown advertiu contra uma “caricatura simplista” de más “escolas segregadas” e boas “escolas integradas”.

“O facto é que há muitas escolas fora do «setor integrado», incluindo algumas escolas católicas, que recebem um número considerável de alunos de toda a comunidade”, disse.

D. McKeown também destacou que 52% das crianças recém-chegadas optam por ir para escolas católicas e que duas das escolas mais racialmente integradas na Irlanda do Norte estão no sector católico em Dungannon e Craigavon.

“As escolas católicas da Irlanda do Norte pedem apenas que se possam sentar à mesa enquanto tentamos reunir toda a nossa sabedoria partilhada diante de muitos problemas. Somos parte da solução e esperamos mais do que ouvir que somos membros inferiores da família educacional”, disse o bispo McKeown.

Afirmou ainda que a educação na Irlanda do Norte e na República da Irlanda partilha muitos desafios, como insucesso, uma sociedade socialmente dividida e formas de celebrar a diversidade.

A Irlanda do Norte enfrenta problemas específicos devido ao legado de conflito e divisão, afirmou.

O chefe executivo do conselho, Gerry Campbell, descreveu os comentários de Higgins como “ofensivos” e “inúteis” e disse ao Irish Times que as escolas católicas não deveriam ser culpadas pelo sectarismo.

Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 22 de Fevereiro de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui