Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 3 Mar 2022
Porque a paz começa nas famílias, os bispos do México irão formar agentes pastorais para cuidar delas
Com o apoio da Pontifícia Universidade, serão abordados temas como: “Respostas cristãs à violência doméstica”, “Como fortalecer a educação das crianças hoje”; “Acompanhamento para processar perdas e lutos”; “Acompanhamento pastoral de namorados”, entre muitos outros.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Alex Caza / Unsplash

A Dimensão Familiar da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) trabalha na formação de agentes pastorais e, por isso, em coordenação com a Pontifícia Universidade do México, oferecerá um curso com diferentes temáticas, desde o atendimento às famílias que sofreram divórcio aos que vivem no abandono.

Em conferência de imprensa, o responsável pela Dimensão Familiar, o bispo auxiliar de Monterrey, Alfonso Miranda Guardiola, assegurou que para a Igreja mexicana a formação de agentes de pastoral familiar é um compromisso e uma necessidade urgente; porque a aposta está na “formação da família como núcleo de formação para a paz”.

 

O resgate das famílias

É neste contexto que a Dimensão Familiar e a Pontifícia Universidade do México estabeleceram um projecto de formação vinculado para atender a esta necessidade.

“Assumimos com toda a verdade que se trata de uma «saída missionária»… Não podemos ficar calmos e esperar passivamente nos nossos templos, pois é preciso passar de uma mera pastoral de conservação para uma pastoral decididamente missionária, como pede o nosso Projecto Global da Pastoral da Conferência Episcopal Mexicana 2031-2033”, disse D. Miranda.

O acordo de colaboração entre ambas as instâncias responde “a esta realidade, com um trabalho coordenado para satisfazer eficazmente esta necessidade que têm os agentes pastorais, os fiéis católicos e a sociedade mexicana, de uma formação de qualidade para oferecer um melhor serviço pastoral”.

 

Um amplo leque de destinatários

O ex-secretário-geral da CEM explicou que este programa educativo é dirigido a agentes de pastoral, sacerdotes, religiosos e religiosas, casais, namorados, jovens, ou qualquer pessoa que participe ou pretenda participar neste ministério específico, acompanhando pastoralmente as famílias, matrimónios, ou casais em crise ou dificuldade.

Por sua vez, o reitor da Pontifícia Universidade do México, o padre Alberto Anguiano, explicou que o curso completo compreende 12 módulos, cada um deles contendo quatro sessões, que serão ministradas via Zoom, todos os sábados a partir de 5 de Março de 2022, das 09h00 às 14h00.

Os temas são: “Como fortalecer a educação das crianças hoje”; “Respostas Cristãs à Violência Doméstica”; “Acompanhamento pastoral para processar as perdas e lutos”; “Cuidado e pastoral do idoso”; “A família e a Igreja: escolas de fraternidade”; “A experiência espiritual: ligados a Deus e ao mundo”; “Acompanhamento pastoral dos noivos; quadro de referência e experiências”; “Acompanhamento pastoral dos casamentos em crise”; “Acompanhamento pastoral de famílias reconstituídas”; “Acompanhamento pastoral de famílias em situação de separação, divórcio ou abandono”; “Acompanhamento pastoral de famílias em situação de atracção pelo mesmo sexo” e “Espiritualidade conjugal e familiar”.

 

Artigo de Miroslava López, publicado em Vida Nueva Digital a 2 de Março de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui