Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 26 Abr 2022
Cardeal Parolin lembra aos Mexicanos: misericórdia não é querer ficar bem com interesses ideológicos
Como parte da sua visita ao México, o Secretário de Estado do Vaticano presidiu à Eucaristia dominical na Catedral Metropolitana do México.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, pediu aos fiéis católicos mexicanos que sejam misericordiosos e perdoem, mas sem fechar os olhos à injustiça ou ao mal: “misericórdia, amor, perdão, não é o mesmo que tentar querer ficar bem com aqueles que buscam os seus próprios interesses pessoais, ideológicos ou de grupo”.

No marco da sua visita ao México, que coincidiu neste Domingo com a Festa da Divina Misericórdia, o Secretário de Estado do Vaticano presidiu à Eucaristia na Catedral Metropolitana do México, onde insistiu que ter misericórdia não implica abrir mão da capacidade de análise crítica ou abster-se de denunciar o que é injusto ou prejudicial.

Pelo contrário, disse Parolin, trata-se de olhar a realidade com coração compassivo, “para colaborar, solidariamente e com coragem, na mudança para o que é verdadeiramente bom para todos e para cada um; nela, Jesus ressuscitado e mestre, é o nosso guia”.

 

A humanidade não está a encontrar a paz

Recordou aos fiéis que no caminho os acompanha sempre a Virgem Santa Maria de Guadalupe, mãe da esperança e da misericórdia.

“Que a sua intercessão nos obtenha a graça de nos abrirmos ao dom da misericórdia, que nos ajude dia-a-dia a confessar corajosamente a nossa fé e a lutar por um México melhor e a manter sempre viva a confiança e a esperança em Jesus Cristo, nosso Senhor”, pediu.

Pietro Parolin fez referência a Santa Faustina, a quem Jesus revelou que a humanidade não encontrará paz nem tranquilidade, “até que se volte com plena confiança” à Sua misericórdia.

“A humanidade não está exactamente a encontrar tranquilidade ou paz devido aos muitos conflitos que existem em muitas partes do mundo, a começar pela Ucrânia”, disse o secretário de Estado.

De recordar que o Secretário de Estado do Vaticano chegou ao México dia 21 de Abril à noite. No dia 23 chegou à cidade de Autlán, no estado de Jalisco, onde presidiu à ordenação episcopal de Javier Herrera Corona, nomeado pelo Santo Padre como núncio apostólico para a República do Congo e Gabão.

No dia 25 de Abril, o Cardeal Parolin presidiu à missa na Basílica de Guadalupe, antes da abertura do Encontro Eclesial do México, bem como à CXII Assembleia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano.

 

Artigo de Miroslava López, publicado em Vida Nueva Digital a 25 de Abril de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui