Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 29 Abr 2022
Freiras irão assumir a abadia trapista onde Charles de Foucauld foi noviço
Uma comunidade de freiras cistercienses irá mudar-se para Nossa Senhora das Neves, de 172 anos, onde o “irmão universal” prestes a ser canonizado viveu em 1890.

Foi fruto de um longo discernimento e consequência de uma realidade matemática.

Os monges trapistas de Nossa Senhora das Neves – Notre-Dame das Neves – decidiram em Dezembro passado que eram muito poucos para manter o seu mosteiro no centro-sul da França. Após a morte de dois irmãos, a comunidade contava apenas com cerca de dez monges, dos quais apenas três eram jovens e saudáveis ​​o suficiente para formar o capítulo capitular.

O abade Hugues de Seréville, que lidera a comunidade desde 2002, disse que a decisão de sair foi tomada “por unanimidade e em acto de fé, embora com a alma ferida”. A questão era o que fazer com esta abadia que foi fundada em 1850.

“Recebemos 27 propostas mais ou menos realistas”, confidenciou o abade, que também contactou sete comunidades que poderiam ter ficado com ela. As freiras cistercienses de Boulaur, localizado a cerca de 400 quilómetros a sudoeste da abadia, manifestaram interesse no início de Janeiro.

“Tivemos excelentes discussões. Sem serem da mesma ordem, as irmãs continuarão a presença de oração com carisma próprio”, disse o abade Hugues.

Continuidade

Espera-se que um primeiro grupo de cerca de oito freiras de Boulaur chegue a Nossa Senhora das Neves no final de Agosto.

Os monges estão satisfeitos por uma comunidade feminina cisterciense ficar com as instalações. Poderão deixar a maior parte da abadia como está, incluindo os 47.000 volumes da biblioteca.

Os próprios monges serão recebidos num dos vários outros mosteiros trapistas em França. O acto final do Abade Hugues – nono e último líder espiritual de Nossa Senhora das Neves – estará presente na segunda parte do Capítulo Geral Trapista em Setembro próximo, em Assis.

Situada numa área rural “pouco densa”, a abadia vive de um fluxo constante de turistas e peregrinos, especialmente aqueles que seguiram os passos de Robert Louis Stevenson e a sua jornada de Le Puy-en-Velay a Saint-Jean-du-Gard, conforme descrito em “Viagens com um Burro em Cévennes”.

Outras celebridades que tiveram alguma ligação com a abadia ao longo dos anos incluem o falecido estadista francês Robert Schuman.

O homem que se tornaria num dos pais da Europa, e cujo processo de beatificação está em andamento, refugiou-se em Nossa Senhora das Neves para escapar do regime de Vichy durante a Segunda Guerra Mundial.

A abadia também foi tocada pela tragédia dos sete monges de Tibhirine (Argélia), assassinados em 1996.

“O Irmão Luc, um monge médico de Tibhirine, passou dois anos em Nossa Senhora das Neves”, observou o abade Hugues. “Penso nele todos os dias: o meu escritório está localizado na que foi a sua enfermaria durante sua estadiaa na abadia na década de 1960”, disse.

O Santo de Nossa Senhora das Neves

Mas é Carlos de Foucauld (1858-1916) que continua a ser a personalidade mais conhecida ligada a Nossa Senhora das Neves. Pouco depois de experimentar uma súbita conversão à fé religiosa, foi para o mosteiro a 20 de Outubro de 1889 para fazer um retiro de dez dias.

Alguns meses depois – 16 de Janeiro de 1890 – entrou no noviciado e assumiu o nome de Irmão Marie-Albéric. Mas ficou apenas sete meses.

“Pode pensar-se que ele era instável, nunca satisfeito, mas na verdade ele nunca estava satisfeito por causa do Evangelho que constantemente o desafiava”, explicou o abade Hugues.

“Movia-se sempre em frente, sempre à procura”, disse o abade.

De facto, De Foucauld permaneceu trapista por mais sete anos. Transferiu-se para Nossa Senhora do Sagrado Coração na Síria, que a sua abadia francesa original havia fundado em 1884.

“Guardei tudo de Nossa Senhora das Neves no meu coração”, escreveu.

E os monges da abadia mantiveram Foucault nos seus corações também. Irão a Roma para a sua canonização no dia 15 de Maio na Praça de São Pedro.

"É no momento da nossa maior fraqueza que recebemos o dom da sua canonização para toda a Igreja", disse o abade Hugues.

Vida comunitária

As irmãs cistercienses de Boulaur também estarão presentes na canonização e, depois, caber-lhes-á dar vida à espiritualidade de Carlos de Foucauld em Nossa Senhora das Neves.

Há lá onde há uma capela que lhe é dedicada e que inclui uma relíquia. Agora que será oficialmente chamado de santo, o local poderá tornar-se um destino de peregrinos.

“Nossa Senhora das Neves continuará a ser um lugar de Igreja e oração, moldado por 172 anos de vida monástica que continua até hoje”, disse o abade Hugues.

“A abadia é um lugar de vida fraterna, um espaço de diversidade eclesial e de paz”, disse. “Somos testemunhas de Jesus ressuscitado e intercedemos pela vida do mundo”.

Artigo de Christophe Henning, publicado no La Croix International a 29 de Abril de 2022.

Palavras-Chave:
Abadia  •  Trapistas  •  Monges  •  Freiras  •  Charles de Foucauld
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui