Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 2 Mai 2022
Líderes da Igreja apontam para as mudanças climáticas após inundações na África do Sul
As inundações atingiram as províncias de KwaZulu-Natal e Duran, na África do Sul, que também foram duramente atingidas pela pandemia de COVID-19, tendo sido a primeira também palco de protestos após a prisão do ex-presidente Jacob Zuma por acusações de corrupção.
  © AP

Uma série de inundações na África do Sul no início deste mês causou a morte a pelo menos 443 pessoas e deixou treze mil casas destruídas, levando os líderes da Igreja Católica a apontarem para a crescente crise das mudanças climáticas.

O padre Peter-John Pearson, director do Gabinete Parlamentar dos Bispos da África do Sul, observou que “foi um momento terrível para a Província de KwaZulu-Natal”.

“É também uma área impulsionada por um forte facciosismo e mortes politicamente motivadas. Portanto, os níveis de desespero são compreensivelmente altos. Parece não haver nenhum lado bom em qualquer lugar. Quatrocentas e quarenta e três pessoas morreram, 13 mil casas destruídas, 500 escolas e perda de bens pessoais, o que contribui para uma devastação em várias camadas”, disse ao Crux.

O arcebispo Siegfried Mandla Jwara, de Durban, atribuiu o desastre às mudanças climáticas e à infraestrutura envelhecida.

“Ontem à noite na igreja falei muito sobre a mudança climática porque há pessoas que não entendem muito bem, mas agora podemos ver as suas consequências”, disse Jwara durante a sua homilia de Páscoa.

Pearson disse ao Crux que a devastação que atingiu particularmente os pobres sublinha uma realidade negligenciada na luta contra o clima extremo – o facto de que proteger as pessoas não é apenas enfrentar os problemas ambientais, tratando-se também de abordar questões sociais.

“Como sempre acontece nestas tristes ocorrências, são os pobres que mais sofrem. É a habitação informal que é mais susceptível, a infraestrutura pobre e há muito negligenciada, como sistemas de drenagem, boas estradas e condições típicas de áreas com poucos recursos que combinam tragédia com tragédia”, afirmou.

“Se as áreas fossem devidamente atendidas, a infraestrutura implementada ou mantida, melhores lugares para os sem-abrigo, parte da devastação teria sido pelo menos um pouco mitigada. Ao lado da contribuição humana e ligada a ela está a contribuição das mudanças climáticas e da degradação ambiental e isso deve servir como mais um alerta para levar a sério as mudanças e dar prioridade a estratégias de mitigação com ênfase especial nos pobres”, continuou o sacerdote.

O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa declarou o estado nacional de desastre devido às inundações e anunciou que o governo tinha 67 milhões de dólares para ajudar os mais afectados.

No entanto, Pearson teme que o dinheiro não chegue aos necessitados.

“O governo libertou enormes somas de dinheiro para iniciar o trabalho de reconstrução. Há uma profunda suspeita de que, como na COVID, o dinheiro será canalizado para bolsos privados, os processos de licitação serão manipulados e a interferência política diluirá a resposta”, disse ao Crux.

O presidente procurou acalmar tais temores, observando que “não pode haver espaço para corrupção, má gestão ou fraude de qualquer tipo".

“Aprendendo com a experiência da pandemia de COVID-19, estamos a reunir várias partes interessadas em fazer parte de uma estrutura de supervisão para garantir que todos os fundos desembolsados ​​para responder a este desastre sejam devidamente contabilizados e que o estado receba valor pelo dinheiro”, disse.

Pearson saudou as medidas cautelares do presidente contra a corrupção, observando que “é interessante que o presidente tenha canalizado alguns recursos através de um fundo existente – o Fundo de Solidariedade – supervisionado pelo sector privado como um meio de evitar a corrupção”.

Mesmo com a assistência prometida do governo, a caridade privada ainda tem um papel a desempenhar para ajudar as pessoas afectadas pelo desastre.

Pearson disse ao Crux que a Igreja Católica “forneceu as necessidades básicas – através das estruturas da Cáritas – e a sociedade civil agiu muito prontamente no atendimento das necessidades materiais”.

Mas avisa que o alívio vai demorar muito a surgir.

“Mesmo com a melhor vontade do mundo, muito do que precisa ser restaurado, curado e reconstruído não pode ser feito material ou financeiramente. Precisa de um longo processo de cura, um bálsamo para lidar com o trauma. Esta é uma área onde as igrejas terão que intensificar e fornecer apoio pastoral psicossocial”, afirmou.

Artigo de Ngala Killian Chimtom, publicado no Crux a 30 de Abril de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional