Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 11 Mai 2022
Zollner: “Há algo na cultura católica que torna quase impossível dizer «estava errado e renuncio»”
O jesuíta, membro da Pontifícia Comissão para a Protecção dos Menores, elogiou o trabalho da comissão independente da Igreja portuguesa.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

“Há uma dificuldade em enfrentar a minha própria responsabilidade”. Assim se manifestou em Lisboa o jesuíta Hans Zollner, destacado membro da Pontifícia Comissão para a Protecção dos Menores, durante a apresentação dos resultados iniciais da Comissão que investiga a questão em Portugal.

Para o especialista, “há algo na cultura católica que torna quase impossível dizer «admito que errei e assumo a responsabilidade, renuncio, faço penitência»”.

 

À custa do sofrimento

Zollner elogiou o “bravo passo em frente” que Portugal deu com esta investigação e denunciou os “mecanismos” de defesa de algumas instituições eclesiais “às custas” do sofrimento das vítimas.

“É algo que não consigo entender racionalmente, porque é que fazemos com que seja tão difícil enfrentá-lo”, sentenciou, segundo a agência Efe.

Valorizando os trabalhos iniciados no país português, salientou que “tem existido um esforço muito sério para constituir a comissão e preparar os trabalhos”, reunindo especialistas de diversas áreas.

Além disso, esta equipe não apenas irá recolher dados sobre as vítimas, mas uma equipa de historiadores e arquivistas está a investigar os arquivos das dioceses, algo a que nenhum prelado se recusou.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 11 de Maio de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui