Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 19 Mai 2022
Bill Gates constrói polémico hotel de luxo a poucos passos do Vaticano
Cadeias hoteleiras alegam que o projeto “Four Seasons” não cumpriu as especificações do concurso público lançado pela Ordem do Santo Sepulcro, proprietária do imóvel.
  © Wikimedia Commons

Bill Gates, o fundador da Microsoft, através da sua cadeia de hotéis “Four Seasons” é responsável pela gestão do Palacio della Rovere.

Este grande edifício está localizado na Via della Conciliazione de Roma, apenas a 300 metros da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Não é o único hotel da zona, apesar de o complexo ser propriedade da Ordem do Santo Sepulcro. No entanto, este luxuoso complexo que está a ser construído parece o oposto da sobriedade que o Vaticano de Francisco busca.

As obras de reabilitação estão bastante avançadas no imponente edifício que será um hotel de luxo com spa, ginásio e chefs com distinções internacionais. Para isso, o magnata chegou a um acordo com a ordem de cavalaria, que receberá 50 milhões de euros, distribuídos por 27 anos, por esta operação. A que devemos acrescentar a reabilitação e restauro de obras de arte.

Este edifício é o principal património da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, embora tenha sido anteriormente a sede dos jesuítas – agora deslocada alguns metros.

O edifício do século XV é de estilo renascentista, tem um grande pátio central e está decorado com afrescos de Pinturicchio no piso principal.

Até 2018, a mansão abrigava o hotel Columbus, administrado por uma família. De um lado está a sede dos 30.000 cavaleiros e damas da ordem. A operação actual começou em 2020, quando foi lançado um concurso público para atrair uma rede hoteleira internacional para garantir fundos para apoiar missões entre cristãos na Terra Santa.

Entre as condições, publicadas pelo L'Osservatore Romano, estava o fatco de o hotel não ser “superior a 4 estrelas”.

Um hotel exclusivo

Agora, o Corriere della Sera revela como foram seleccionadas entre os 60 pedidos recebidos e foram eliminadas de forma não transparente redes como Hilton e Marriott. Estão a ser projectados 64 quartos, mais 11 suites executivas e 2 super suites, com preços estimados a partir de 490 euros por noite.

Entre os descartados, John Lagos, da Centurion Hotel Management, denunciou a falta de acesso à documentação que deixou as ofertas mais acessíveis ao público em geral.

Giovanni Gomiero, chefe do Sector de Desenvolvimento para a área italiana e mediterrânea, complementa as críticas e aponta que no Vaticano “não poderiam ter convocado o concurso e optado por uma adjudicação directa, e uma vez que o concurso é convocado não se pode passar por cima das normas: o «Four Seasons», como é sabido, actua no setor de luxo cinco estrelas, não abaixo, conforme estipulado na competição”.

Comissão internacional

Através de um comunicado oficial, a Ordem do Santo Sepulcro confirmou que a sua única propriedade é este edifício, “doado pela Santa Sé” e que “uma parte do edifício foi arrendada a uma empresa hoteleira para cobrir as despesas de funcionamento” para que as doações vão directamente para o Patriarcado Latino de Jerusalém.

Destacam que em 2020 foi procurado um novo gerente “de acordo com os padrões de transparência indicados pela Santa Sé” para o hotel e a restauração necessária.

Para isso, explicam, foi criada uma Comissão internacional que seguiu as normas papais que decidiu “depois de um estudo de mercado, o que melhor corresponda às necessidades e propósitos da Ordem”.

Além disso, ressaltam que “cada etapa foi informada e aprovada pelo Ministério da Economia” e que têm actuado de acordo com o compromisso ético da Ordem.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 19 de Maio de 2022.

Palavras-Chave:
Hotel  •  Vaticano  •  Bill Gates  •  Four Seasons  •  Ordem do Santo Sepulcro  •  Vaticano  •  Papa Francisco
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga