Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 24 Mai 2022
José Carlos Bermejo, primeiro não-sacerdote provincial de uma ordem religiosa
A contar com a aprovação definitiva do Vaticano, os religiosos camilianos seriam os primeiros a aplicar a nova reforma de Francisco após optarem pelo director do Centro de Humanização da Saúde.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

O espanhol José Carlos Bermejo pode tornar-se o primeiro religioso não-padre a ser provincial de uma congregação após a publicação, na semana passada, de um rescrito papal que assim o autoriza, rompendo assim com uma discriminação histórica na Igreja.

A Ordem dos Ministros dos Enfermos, mais conhecida como religiosos camilianos, não esperou para aplicar a nova linha de acção tratada pelo Papa.

Assim, “no final da celebração do 59º Capítulo Geral da Ordem realizado em Nemi (Roma), o superior geral, Pe. Pedro Tramontin e a sua Consulta elegeram o irmão José Carlos Bermejo da Província Espanhola dos Religiosos Camilos para o próximo triénio 2022-2025”, indicam em comunicado.

Na nota, o despacho explica os próximos passos: “Após o escrutínio, a Consulta apresentará à Congregação para os Institutos de Vida Religiosa e Sociedades de Vida Apostólica o pedido de autorização para a nomeação de José Carlos Bermejo”.

“A Ordem é classificada como clerical e José Carlos é um irmão religioso. Só há dois dias é que isso foi possível devido ao rescrito do Papa Francisco que assim o permite”, esclarece a congregação.

A partir daqui, e sem esperar nenhuma nuance de Roma, “nas próximas semanas serão votados e nomeados os demais membros que participarão do Conselho Provincial, conforme estabelecido nas Disposições Gerais”.

Artigo de Israel Duro, publicado em Vida Nueva Digital a 23 de Maio de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui