Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 27 Mai 2022
No conturbado Sudão do Sul, os missionários são um sinal de esperança
Observando que há cerca de 700 missionários presentes no Sudão do Sul, Paolo Impagliazzo diz que são eles que realizam serviços essenciais, como a saúde e a educação.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Sam Mednick/AP

Faltam agora menos de dois meses para a tão esperada visita do Papa Francisco ao Sudão do Sul, que foi amplamente elogiada como um sinal de esperança e encorajamento para o país devastado pela guerra, enquanto os seus líderes continuam a percorrer um caminho complexo para a paz.

No entanto, embora a visita Papal traga, sem dúvida, um novo impulso a esse processo e forneça o consolo muito necessário para uma população que sofre anos de conflitos violentos e uma das piores crises humanitárias do mundo, os missionários católicos no país há muito que colocam as suas vidas em risco para servir o povo do Sudão do Sul, e continuarão a fazê-lo depois de o Papa ir embora.

Quando a guerra civil eclodiu no Sudão do Sul logo após a sua independência em 2011, “os religiosos, na sua maioria, nunca foram embora”, disse Paolo Impagliazzo, secretário-geral da Comunidade de Sant'Egidio, um movimento católico dedicado à justiça social que desde há anos que tem actuado tanto ao nível pastoral, como político no Sudão do Sul.

Durante todo o conflito, os missionários “estavam na sua maioria ao lado do povo, em diferentes situações. Eles mostraram uma proximidade com as pessoas que ninguém esquecerá”, disse Impagliazzo, chamando a sua contribuição no país de “muito, muito importante”.

Os missionários, disse ele, “cuidam dos menores, dos mais descartados, dos doentes”, e por isso são amplamente respeitados pela população em geral, independentemente da religião.

Observando que há cerca de 700 missionários presentes no Sudão do Sul, Impagliazzo disse que são eles que realizam serviços essenciais, como a saúde e a educação. Muitos também estão envolvidos no trabalho pastoral, colaborando com membros de outras comunidades cristãs para liderarem projectos e actividades no terreno.

“É uma igreja multiforme com muitas denominações, mas também muito bonita no seu testemunho. Os missionários são realmente um sinal de esperança para o país”, disse.

Duas dessas missionárias eram as Irmãs Mary Daniel Abut e Regina Roba, ambas membros sul-sudanesas das Irmãs do Sagrado Coração da Arquidiocese de Juba. Foram mortas numa emboscada a 16 de Agosto de 2021, ao regressarem da celebração do centenário da Igreja Católica da Assunção na diocese oriental de Torit.

Enquanto conduziam, o pequeno autocarro que transportava nove irmãs da congregação foi parado por homens armados, que abriram fogo enquanto as irmãs corriam para os arbustos, matando as irmãs Mary e Regina e outras três.

Após o ataque, a Arquidiocese de Juba decretou cinco dias de luto, e o Papa Francisco enviou um telegrama expressando a sua tristeza pelo “ataque brutal” e oferecendo as suas condolências pelo “acto de violência sem sentido”.

Expressou a esperança de que o sacrifício das irmãs “faça avançar a causa da paz, reconciliação e segurança na região” que, apesar de passar pela implementação de um processo de paz nacional, ainda é atormentada pela violência.

Sant'Egidio realizou recentemente uma homenagem às Irmãs Maria e Regina na Basílica de San Bartolomeo all'Isola, que contém uma capela e um altar dedicados aos novos mártires africanos.

Durante a homenagem, presidida pelo arcebispo italiano Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, fragmentos das sandálias, hábitos religiosos e cruzes peitorais das irmãs foram colocados dentro do altar para os novos mártires africanos.

Impagliazzo disse que Sant'Egidio, em homenagem às irmãs, ajudou a construir uma biblioteca para uma escola pela qual uma delas era responsável antes da sua morte, já que a biblioteca há muito que era um objectivo para ajudar as crianças nos seus estudos.

“Infelizmente, o Sudão do Sul ainda sofre hoje porque a violência é muito generalizada… e até os religiosos sentiram os efeitos”, disse Impagliazzo, e apontou para um ataque separado no ano passado contra o bispo eleito de Rumbek, Christian Carlassare, no qual foi baleado nas pernas por homens armados que entraram no seu complexo à noite por motivos supostamente tribais.

Carlassare já recuperou e agora está de volta ao Sudão do Sul e foi recentemente instalado como bispo de Rumbek após um atraso de um ano enquanto se recuperava do ataque.

De acordo com Impagliazzo, grande parte da violência actual tem pouco que ver com a guerra civil, que se acalmou em grande parte à medida que a implementação de um acordo de paz de 2018 entre o governo e as forças da oposição avança, embora lentamente.

Em vez disso, a violência actual está principalmente ligada ao fácil acesso a armas e “infelizmente há muitas armas” no Sudão do Sul, em grande parte por causa da guerra.

“A violência é generalizada porque não existe um Estado de direito. Não há política, não há exército”, disse Impagliazzo, acrescentando: “Se cometer um crime, não há ninguém que o processe, e também não é um cidadão protegido pelo Estado”.

Por isso, “existe o risco de que a violência nunca seja combatida porque falta a força do Estado para combatê-la”, disse.

Uma das estipulações do acordo de paz do Sudão do Sul é a formação de um exército nacional unificado e, embora esse processo já tenha começado, levará algum tempo.

Enquanto isso, Impagliazzo disse que o Sudão do Sul “deve ser muito corajoso” nos seus esforços para promover a paz e a reconciliação.

Expressou a convicção de que a visita do Papa Francisco ajudará imensamente nesse processo, dizendo que os pedidos frequentes do Papa em nome do Sudão do Sul e a sua decisão de se ajoelhar e beijar os pés dos líderes do governo e da oposição durante um retiro do Vaticano em 2019 como um pedido para a paz foi um longo caminho na promoção da reconciliação.

A visita de Francisco, disse, “terá um valor extraordinário para o Sudão do Sul, que é um país que sofreu muito e precisa de incentivo. Pode ser um empurrão para iniciar um caminho real de reconciliação, para curar essa violência”.

O processo de paz nacional, enquanto avança, é algo que “levará tempo, porque as divisões aprofundaram-se entre diferentes grupos e tribos”, então a cura será um processo longo e talvez geracional, afirmou.

É por isso que o trabalho dos missionários é essencial, explicou, dizendo: “Eles realmente fazem um trabalho muito importante. O Papa fez bem em adoptar este país, é preciso um olhar extra de acompanhamento para crescer e fortalecer-se”.

 

Artigo de Elise Ann Allen, publicado no Crux a 27 de Maio de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui