Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 3 Jun 2022
Vaticano interrompe ordenações numa diocese devido a dúvidas na seleçcão e formação de futuros sacerdotes
Roma pediu à diocese francesa de Fréjus-Toulon que adiasse a consagração de diáconos e sacerdotes que ocorreria em Junho.
  © DR

O Vaticano interrompeu as ordenações na diocese de Fréjus-Toulon (França). Em Junho deste ano, vários padres e diáconos seriam ordenados, mas, após uma visita do novo cardeal arcebispo de Marselha, Jean-Marc Aveline, enviado pela Santa Sé, foi decidido que as ordenações fossem adiadas sine die. Isto é explicado pelo próprio bispo, Dominique Rey, num comunicado datado de hoje, 2 de Junho.

A razão? Roma tem dúvidas sobre a reestruturação do seminário e do seu discernimento na hora de acolher os seminaristas, já que ali são formados jovens de comunidades tradicionalistas.

“Juntamente com os muitos e belos frutos que traz o anúncio do Evangelho e a missão dos cristãos comprometidos – clérigos, consagrados e leigos – na nossa diocese, abordaram-se as perguntas que alguns dicastérios romanos faziam sobre a reestruturação do seminário e a política de acolhimento da diocese. Uma entrevista sobre essas questões, ainda recentemente, com o Cardeal Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, forneceu acréscimos úteis. Na pendência do acompanhamento desses intercâmbios em curso com os dicastérios romanos, foi solicitado o adiamento das ordenações diaconais e sacerdotais programadas para o final de Junho”, explica D. Rey no comunicado.

O terceiro seminário mais fértil da França

Segundo o prelado, receberam “o pedido com dor e confiança, conscientes da provação que representa, especialmente para aqueles que estavam prestes a receber a ordenação”.

“Teremos que liderá-los em oração nos nossos corações e continuar a acompanhá-los na sua jornada. Encorajo cada um de vocês a rezar também pela nossa diocese, enquanto esperamos que a situação se esclareça para o bem de todos. Que o Espírito de Pentecostes mantenha os nossos corações em paz, felizes por servir e amar”, conclui o texto.

A realidade é que graças à recepção de seminaristas de outras partes do mundo, especialmente da América Latina, o seminário tornou-se um dos mais férteis da França, atrás apenas de Paris e Saint-Martin.

No ano em que celebram o centenário do seu centro de formação, “Roma locuta”: por enquanto, não haverá mais ordenações.

Artigo de Rubén Cruz, publicado a 2 de Junho de 2022.

Palavras-Chave:
Seminário  •  França  •  Ordenações  •  Vaticano  •  Papa Francisco
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui