Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix | 3 Jun 2022
Aliança Bíblica Francesa lança uma “Bíblia da Rua” para os sem-abrigo
A pedido da Missão Evangélica entre os Sem-Abrigo, a Aliança Bíblica Francesa vai criar uma Bíblia da Rua adaptada às pessoas mais precárias. Foi lançado um convite a doações para ser possível financiar esta bíblia que será distribuída a partir de 2023 em toda a França.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © ALEXIS SCIARD/IP3 PRESS/MAXPPP

Uma capa impermeável, suficiente para guardar papéis importantes e uma tradução escolhida para ser compreendida por todos. A Bíblia da Rua pretende ser uma ferramenta disponível para os sem-abrigo.

Na origem do projecto está a Missão Evangélica entre os Sem-Abrigo, membro da Igreja Protestante Unida da França, rapidamente unida pelo Exército da Salvação e pela Rua Agapé, duas associações protestantes especializadas em ajudar os sem-abrigo.

O objectivo: substituir as Bíblias dos sem-abrigo, que muitas vezes se tornam esponjas devido ao mau tempo, e “facilitar o seu acesso à espiritualidade”.

Para tornar este projecto uma realidade, as associações recorreram à Aliança Bíblica Francesa. A organização de distribuição da Bíblia distribui 150.000 por ano e já adaptou o livro para os presos, os mais jovens ou até mesmo os migrantes...

“O nosso lema é colocar a Bíblia ao alcance de todos”, descreve Nicolas Fouquet, líder do projecto. Os sem-abrigo também são um público que tem direito a um formato que os alcance”.

 

“Como um tesouro”

Em estreita colaboração com as associações presentes no terreno, a Aliança Bíblica quer responder às necessidades e pedidos dos sem-abrigo.

Além da capa e da tradução escolhida, o tamanho dos caracteres foi aumentado para ser lido por todos.

Códigos QR que dão acesso a sites úteis como o 115 também foram adicionados. Segundo o gestor do projecto, “esta Bíblia pode ser como um tesouro para os sem-abrigo”, um livro resistente onde encontrar respostas e guardar papéis preciosos.

“Também fizemos uma selecção de textos que nos permitem mostrar Jesus sob um traço particular da sua personalidade: a sua itinerância. Nós realmente queremos que os sem-abrigo possam reconhecer a sua própria experiência, a sua jornada”, acrescenta Nicolas Fouquet.

 

Um apelo às doações

Para conseguir a impressão de 10.000 exemplares para o início do ano de 2023, são necessários 150.000€.

“Uma parte será paga pelos nossos parceiros, mas faltam €30.000. Lançamos uma angariação de fundos no HelloAsso há dez dias”, explica Nicolas.

Desde então, foram recolhidos 8.600 euros em donativos: “Já são 28% do valor final. Este é um grande projecto para o nosso ano de 2022. Toca muitos, aqueles que acreditam na importância da Bíblia ou mesmo aqueles que se preocupam com o próximo”.

Artigo de Alizée Dubus, publicado no La Croix a 3 de Junho de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Sem-abrigo  •  França  •  Bíblia  •  Doações  •  Bíblia da Rua  •  Pobreza
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui