Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 7 Jun 2022
Interespiritualidade de proximidade para cativar os ateus
O jesuíta Esteban Velázquez criou um projecto de acção comunitária e meditação numa cidade de Granada.
  © DR

Se o nacionalismo se cura viajando, como disse Pío Baroja, o jesuíta Esteban Velázquez, que viveu em todo o mundo seguindo sua vocação, ainda lhe deu mais uma volta.

Está numa pequena cidade de Granada a lutar para construir um espaço que não seja apenas ecuménico, mas também “interespiritual”, como lhe chama, onde todas as religiões, e até os ateus, possam rezar – ou meditar – na companhia uns dos outros. Tudo “num ambiente de justiça, paz e ecologia partilhadas”, destaca.

“Devemos dar um passo adiante no diálogo ecuménico. Pode-se falar de diálogo teológico, diálogo da vida das pessoas comuns, diálogo da oração em comum, mas ainda falta o diálogo das acções em comum. Mesmo em tempos de grande crise, como a Segunda Guerra Mundial, são feitas declarações conjuntas, não acções conjuntas”, explica, dando um exemplo: “Se cristãos e muçulmanos fretassem em conjunto um navio como o “Open Arms”, isso seria muito mais eficaz do que qualquer declaração conjunta sobre migrações”.

Espírito de encontro

Este espírito de encontro já se respira na composição do conselho de administração da Fundación Persona y Justicia, a partir do qual se concretiza o projecto lançado através de uma equipa intercultural e interespiritual de homens e mulheres.

Esteban Velázquez lançou-se neste velho sonho em 2018, quando Marrocos o proibiu de reentrar no seu território, onde era missionário há vários anos.

Juntamente com a sua equipa, conseguiu “com muito esforço” adquirir um terreno de oito hectares numa cidade de Espanha vazia “que precisa de vida”, Jerez del Marquesado.

Não é uma escolha casual, nem mesmo por a terra poder ser mais barata: “Queremos passar a mensagem de que onde há espiritualidade, há sempre vida”.

Artigo de Israel Duro, publicado em Vida Nueva Digital a 5 de Junho de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui