Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La croix | 28 Jun 2022
Estados Unidos: pelo menos 46 migrantes encontrados mortos num camião no Texas
Pelo menos 46 migrantes foram encontrados mortos na segunda-feira, 27 de Junho, num camião em San Antonio, uma grande cidade do Texas a cerca de 240 km da fronteira com o México. Três pessoas foram presas.
  © GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Um camião que transportava migrantes foi descoberto na segunda-feira, 27 de Junho, com 46 corpos no seu interior em San Antonio, Texas (sul dos Estados Unidos), após um dia muito quente quando a temperatura se aproximou dos 40°C, e três pessoas foram presas, disseram as autoridades.

Dezesseis pessoas (doze adultos e quatro crianças) foram socorridas e estavam “conscientes” quando transportadas para hospitais próximos, disse o chefe dos bombeiros da cidade.

“Enfrentamos uma terrível tragédia humana esta noite”, disse o presidente de San Antonio, Ron Nirenberg. “Esperamos que os responsáveis ​​por colocar estas pessoas em condições tão desumanas sejam processados ​​em toda a extensão da lei”.

Veículos raramente climatizados

Camiões como o encontrado em San Antonio, uma grande cidade do Texas a cerca de 240 km da fronteira com o México, são um meio de transporte frequentemente utilizado por migrantes que desejam entrar nos Estados Unidos. Esta viagem é extremamente perigosa, especialmente porque esses veículos raramente são climatizados os e seus ocupantes ficam rapidamente sem água.

“Os pacientes que socorremos estavam quentes ao toque, sofriam de insolação, exaustão pelo calor, não encontramos nenhum vestígio de água no veículo”, observou o chefe dos bombeiros.

A vala comum foi descoberta por um indivíduo que trabalhava nas proximidades que “ouviu um pedido de ajuda” e se aproximou para perceber o que estava a acontecer, disse o chefe de polícia de San Antonio, William McManus, durante a conferência de imprensa.

Três pessoas foram presas, explicou, mas não sabem “se estão absolutamente ligadas ao crime ou não”.

A investigação, agora federal, foi confiada a investigadores do Departamento de Segurança Interna.

Uma tragédia semelhante há cinco anos

Em Julho de 2017, uma tragédia semelhante marcou as pessoas: dez migrantes morreram num camião superaquecido estacionado no estacionamento de um supermercado perto de San Antonio.

Na altura, os serviços de imigração indicaram que a temperatura no camião, onde se encontravam dezenas de migrantes, poderia ter subido até aos 65°C.

O motorista do camião, que alegou não ter percebido que transportava cerca de 100 pessoas, foi condenado em Abril de 2018 a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

Artigo do La Croix, publicado a 28 de Junho de 2022.

Palavras-Chave:
Migrantes  •  Óbitos  •  EUA  •  Texas