Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 6 Jul 2022
Instituições religiosas anunciam desinvestimento em empresas de combustíveis fósseis
Em 2020, o Vaticano pediu aos católicos que desinvestissem nas indústrias de armamentos e combustíveis fósseis.
  © Yves Herman/Reuters via CNS

Colocando as suas palavras em prática, 35 instituições religiosas anunciaram o seu desinvestimento em empresas de combustíveis fósseis.

Organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Operação Noah, o Movimento Laudato Si’, a Green Anglicans e a GreenFaith, este último anúncio de desinvestimento vem de instituições religiosas na Bélgica, Brasil, Canadá, Irlanda, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

O Vaticano saudou a iniciativa, com o padre Joshtrom Isaac Kureethadam, Coordenador do Sector de Ecologia no Dicastério do Vaticano para o Desenvolvimento Humano Integral, a dizer que aplaudiu “essas instituições proféticas que desinvestiram hoje e incentivam todas as instituições do mundo a reduzir a nossa dependência dessas fontes de energia nociva ao desinvestir no combustível fóssil”.

“Se queremos alcançar a paz e garantir um planeta habitável para todos, incluindo as gerações futuras, precisamos acabar com a nossa dependência de combustíveis fósseis que alimentam a actual crise climática”, disse.

As instituições participantes incluem cinco dioceses da Igreja da Inglaterra; duas dioceses católicas no Reino Unido; a igreja metodista na Irlanda; dois Sínodos da Igreja Reformada Unida; 11 ordens religiosas católicas, incluindo a Congregação das Irmãs de São José no Canadá, o Instituto Religioso do Sagrado Coração de Maria no Brasil e os Jesuítas na Província Oriental dos EUA; a Sociedade Teológica Católica da América; duas universidades jesuítas nos EUA (Universidade Marquette e Universidade Loyola, Chicago); e várias igrejas locais.

Em 2020, o Vaticano pediu aos católicos que desinvestissem nas indústrias de armamentos e combustíveis fósseis e monitorizassem de perto as empresas em sectores como a mineração para verificar se estão a prejudicar o meio ambiente.

No quinto aniversário da Laudato Si’, a encíclica ecológica do Papa Francisco, a Santa Sé divulgou um documento de 225 páginas intitulado Jornada para o Cuidado da nossa Casa Comum. Sugeriu medidas práticas para atingir os objetivos da encíclica, que apoiou fortemente os acordos para desacelerar o aquecimento global e alertou contra os perigos das mudanças climáticas.

Um ponto de acção do manual pedia aos católicos que “afastassem as empresas que são prejudiciais à ecologia humana ou social, como o aborto e armamentos, e ao meio ambiente, como combustíveis fósseis”.

No comunicado que anuncia a iniciativa na terça-feira, os 35 participantes apontam que os lucros dos combustíveis fósseis estão a financiar a brutal invasão russa da Ucrânia, enquanto se estima que o proposto oleoduto da África Oriental (EACOP) em Uganda e na Tanzânia irá deslocar mais de 12.000 famílias. Os bispos católicos opuseram-se ao oleoduto, dizendo que também tornará a crise da biodiversidade “devastadoramente pior”.

Svitlana Romanko, coordenadora da Campanha Stand With Ukraine, agradeceu aos participantes da iniciativa, dizendo que a sua decisão é um “passo poderoso para a paz na Ucrânia e para a eliminação gradual dos combustíveis fósseis globalmente, ao mesmo tempo em que se enfrenta as crises energética e climática”.

Romanko, uma advogada ambientalista, elogiou as instituições religiosas, dizendo que estão “muito à frente dos líderes mundiais que ainda permitem que biliões de petróleo e gás russos fluam para a máquina de guerra do [presidente russo Vladimir] Putin”.

“Exigimos que os governos acelerem os investimentos em energia renovável, parem de financiar a expansão dos combustíveis fósseis e coloquem o dinheiro público onde precisa de estar: num futuro pacífico, próspero e de energia limpa para todos”, afirmou.

Uma investigação recente do jornal The Guardian revelou que as maiores empresas de combustíveis fósseis do mundo estão a planear silenciosamente dezenas de projectos de petróleo e gás de “bomba de carbono” que podem levar a aumentos de temperatura acima dos limites acordados internacionalmente, com um impacto catastrófico no meio ambiente global.

“Todos nós partilhamos a responsabilidade pelos problemas que o nosso mundo enfrenta, mas igualmente partilhamos a responsabilidade de encontrar as soluções”, disse o arcebispo Eamon Martin de Armagh na Irlanda.

“Cada um de nós deve aceitar a nossa necessidade pessoal e colectiva de mudar e fazer sacrifícios, reconhecendo as questões inerentes de justiça e equidade que estão envolvidas e percebendo, como diz o Papa Francisco, que «o grito da terra» é especialmente «o grito dos pobres»”, acrescentou.

“Do ponto de vista da fé, Deus está a chamar-nos para sermos guardiões cuidadosos da criação, para protegermos e nutrir o nosso planeta e os seus recursos, e não desperdiçá-los egoisticamente ou explorá-los e destruí-los de maneira implacável e excessiva”, disse o arcebispo, incentivando outras instituições a considerar uma acção semelhante.

Artigo de Inés San Martín, publicado no Crux a 6 de Julho de 2022.

Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui