Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 14 Jul 2022
Missão pode vir de diferentes ministérios, diz bispo
D. McKeown disse que casais e famílias podem proclamar o amor de Deus num mundo onde a confiança e a esperança são escassas.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Bispos Católicos Irlandeses

A missão pode vir de diferentes ministérios e mudar apenas quem pode ser ordenado não fará da Igreja Católica uma Igreja missionária, advertiu um bispo.

O bispo de Derry, Donal McKeown, falando sobre o tema “A colheita é rica, mas os trabalhadores são poucos”, disse que há a tentação de pensar que isto se refere apenas a mais clérigos e religiosos.

“Há milhares de pessoas à espera de ver sinais de esperança e ressurreição. Com diferentes ministérios, toda a Igreja é chamada a estar em missão”, disse numa homilia.

O feedback das 26 dioceses da Igreja Irlandesa ao sinodal universal indicou um forte apoio a um maior envolvimento das mulheres, incluindo o ministério ordenado.

No entanto, o bispo McKeown disse que a renovação “não é apenas sobre novas ideias para nos elevar nos índices de popularidade, nem sobre assumir agendas seculares para parecermos actualizados”.

Disse que casais e famílias podem proclamar o amor de Deus “num mundo onde a confiança e a esperança são escassas e onde muitos ícones culturais são pigmeus emocionais”.

Sugeriu também que as comunidades paroquiais podem ser acolhedoras e atenciosas numa época em que “corremos o risco de nos dividirmos em pequenas subculturas”, enquanto pessoas de todas as idades podem ser agentes de reconciliação numa cultura onde “vitimização e raiva são vistas como virtudes que são usados ​​para afastar qualquer crítica às nossas acções”.

Noutro contexto, o Bispo McKeown, que é presidente do Conselho para Renovação Pastoral e Desenvolvimento da Fé de Adultos, disse que há muita conversa sobre amor na cultura de hoje, mas que é mais fácil para as pessoas acreditarem que podem esperar pouco mais do que ligações temporárias na cultura de ex-parceiros, ex-esposas, ex-maridos e pessoas que passaram por “situações emocionais devastadoras”.

“Acreditar no amor eterno e na compaixão de Deus é difícil”, disse ele, “quando as pessoas acreditam que podem esperar dar o seu corpo, mas não o seu coração”.

Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 12 de Julho de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Missão  •  Igreja em Saída  •  Ministérios  •  Mulheres  •  Casais  •  Famílias  •  Sínodo  •  D. Donal McKeown
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui