Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix | 19 Jul 2022
Papa encoraja teólogos africanos reunidos em Nairóbi
De 19 a 22 de Julho, está a decorrer o segundo Congresso Católico Pan-Africano sobre Teologia, Sociedade e Vida Pastoral em Nairóbi, no Quénia.
  © ANDREAS SOLARO/AFP

Várias dezenas de teólogos africanos estão reunidos de 19 a 22 de Julho na Universidade Católica da África Oriental, em Nairóbi (Quénia), por ocasião do 2º Congresso Católico Pan-Africano de Teologia, Sociedade e Vida Pastoral. Este ano, o tema escolhido é: “Caminhando juntos por uma Igreja vital na África e no mundo”.

“Sinal de uma Igreja africana em saída”

O Papa Francisco enviou uma mensagem de encorajamento num vídeo mostrado aos participantes a 19 de Julho.

“É um sinal de esperança que teólogos, leigos, sacerdotes, religiosos e religiosas, bispos tenham tomado a iniciativa de caminhar juntos”, disse.

“Reunirem-se para discernir o que Deus nos diz hoje, não só para responder com certeza às necessidades difíceis, mas também para realizar os sonhos africanos (sociais, culturais, ecológicos e eclesiais) já é o sinal de uma Igreja africana em saída”, acrescentou.

O 1º Congresso Católico Pan-Africano de Teologia, Sociedade e Vida Pastoral aconteceu de 5 a 8 de Dezembro de 2019, na Diocese de Enugu, no sudeste da Nigéria.

Foi organizado pelo Center for Global Catholicism and Intercultural Theology (Cwcit), pela DePaul University em Chicago e pela Association of African Theologians, com o apoio do Symposium of Episcopal Conferences of Africa and Madagascar (Sceam).

“A África surpreende-nos sempre”

O objectivo deste congresso é “reflectir sobre a fé e o destino” do povo, “avaliar diferentes abordagens pastorais e teológicas e desenvolver conjuntamente algumas boas práticas pastorais para a renovação e reforma da Igreja Católica emÁfrica”.

O Papa Francisco expressou o seu entusiasmo e lembrou uma frase que disse durante a sua viagem à República Centro-Africana em 2015: “A África surpreende-nos sempre”.

“Façam sobressair o melhor de vós nestas reflexões para que o resultado seja uma surpresa, para que nasça esta criação africana que nos surpreende a todos”, insistiu.

“Que o Espírito Santo vos inspire – que saiam deste congresso os caminhos que a Igreja precisa: caminhos de conversão missionária, ecológica, paz, reconciliação e transformação do mundo inteiro”, acrescentou o Papa.

Francisco também deseja “que uma teologia da sabedoria”, como estão a propor, “seja a boa notícia da misericórdia para os pobres e alimente os indivíduos e as comunidades na sua luta pela vida, pela paz e pela esperança”.

Artigo de Lucie Sarr, publicado no La Croix a 19 de Julho de 2022.

Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui