Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 22 Jul 2022
As crianças e o processo sinodal da Igreja
Enquanto adolescentes e jovens adultos católicos em todo o mundo não participaram nas consultas sinodais locais, um país realmente envolveu membros ainda mais jovens da Igreja.
  © ACE

Uma das maiores decepções na fase diocesana do processo sinodal da Igreja Católica, que levará à assembleia sinodal internacional do próximo ano, em Roma, foi a escassa participação de adolescentes e jovens.

Mas, em França, houve um esforço único para envolver ainda os mais jovens. A filial francesa da Acção Católica para as Crianças – L'Action Catholique des Enfants (ACE) – publicou recentemente um documento de síntese baseado em consultas inéditas que realizou com cerca de 250 “crianças das periferias” que participaram no recente processo sinodal sobre o futuro da Igreja.

A ACE reúne crianças de 6 a 15 anos, independentemente de sua origem social, cultura e religião.

Agnès Willaume, membro da equipa de comunicação do grupo, falou com Félicien Rondel do La Croix sobre a contribuição das crianças e o que esta significa para a Igreja.

A Acção Católica para as Crianças publicou um documento de síntese baseado na participação de 250 crianças. Porque os envolveram nesta consulta sinodal?

Pareceu-nos importante participar no Sínodo sobre o futuro da Igreja porque estamos num contexto particularmente propício à reflexão. De facto, todos nós ficamos impressionados com o relatório do CIASE e estamos convencidos de que este sínodo é uma alavanca para repensar o estatuto das crianças na Igreja e, mais amplamente, na sociedade. O estatuto da criança não é insignificante: a violência sistémica com que as crianças são confrontadas, tanto na Igreja como na sociedade, está sempre ligada ao lugar que lhes é atribuído. Portanto, é importante ter interesse nas suas vidas e dar-lhes uma voz.

Que elementos emergem dessas contribuições?

Trouxemos a voz das crianças das periferias. A nossa contribuição não se assemelha à das crianças do catecismo, por exemplo. Infelizmente, na “síntese das sínteses” [a colecção das sínteses diocesanas que foi elaborada pela equipa nacional dedicada ao sínodo, nota do editor], as palavras das crianças da ACE não se destacam. Isso é indicativo do facto de que ainda temos dificuldade em pensar a Igreja fora dos seus muros.

Que visões da Igreja Católica têm essas “crianças das periferias”?

Nem sempre se sentem à vontade, nem sempre se sentem no seu lugar, precisamente porque não têm lugar na Igreja. Por outro lado, estão muito felizes por poderem comungar. Por exemplo, recebemos belas palavras sobre os sacramentos para os quais elas se preparam com a ACE. Além disso, com as palavras das crianças, os pais expressam as “pobrezas” da Igreja: quando falam de uma celebração, querem que haja música ou alguém para conversar com eles. As crianças destacam assim que as nossas orientações pastorais às vezes não estão à altura dos seus padrões.

Como adaptaram a consulta sinodal para envolver as crianças?

Procurou-se formular questões que ecoassem no seu quotidiano, na escola, na família ou no bairro. Estamos habituados a consultar crianças com base nessas perguntas. Também foi importante mostrar-lhes que fazem parte da Igreja, porque não estão necessariamente cientes desse facto. A ACE é o único lugar da Igreja para eles. Felizmente, existem muitas organizações como a nossa que permitem uma jornada espiritual fora dos muros.

Nesta releitura do Sínodo, diz que as crianças são “pequenos profetas”. O que é que isso significa?

Nos seus gestos de solidariedade, na sua atenção aos outros ou nas suas buscas espirituais, as crianças têm algo de profético. Nas suas palavras, há coisas das quais nem sempre estão cientes e que surgem para transformar os adultos. E a Igreja precisa de ser capaz de ouvir isso.

Entrevista de Félicien Rondel, publicada a 21 de Julho de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional