Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com CSrux | 22 Jul 2022
Crise na Ucrânia está a alavancar a fome no Sudão do Sul, diz caridade católica
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou que está a suspender os seus programas de racionamento de alimentos em partes do país.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © CNS/Denis Dumo, Reuters

O Sudão do Sul, uma nação que já enfrenta uma longa guerra civil e os efeitos devastadores das mudanças climáticas, de repente viu-se sozinho para lidar com uma crise de fome cada vez mais profunda.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou que está a suspender os seus programas de racionamento de alimentos em partes do país – uma decisão que, segundo especialistas, já está a levar a um agravamento da crise de fome no país empobrecido.

“O Sudão do Sul está a enfrentar o seu ano de maior fome desde a independência”, disse Adeyinka Badejo-Sanogo, director do PMA no Sudão do Sul.

“Já estamos em crise, mas estamos a tentar evitar que a situação se torne mais explosiva”, disse Badejo-Sanogo a jornalistas em Genebra recentemente.

Afirmou que a redução do financiamento e o aumento dos custos operacionais, incluindo o alto custo de alimentos e combustível, forçaram o PMA a tomar decisões extremamente difíceis. Como resultado de uma crescente lacuna de financiamento, o PMA foi forçado a suspender a assistência alimentar a mais de um milhão de pessoas.

“Estamos extremamente preocupados com o impacto dos cortes de financiamento em crianças, mulheres e homens que não terão o suficiente para comer durante a época de escassez”, disse Badejo-Sanogo.

“Estas famílias esgotaram completamente as suas estratégias. Elas precisam de assistência humanitária imediata para colocar comida na mesa a curto prazo e reconstruir os seus meios de subsistência e resiliência para lidar com choques futuros”, disse.

O director nacional da Catholic Relief Services, a ala de desenvolvimento internacional da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, não poderia concordar mais.

“A CRS estima que nas suas áreas operacionais, mais de 250.000 pessoas, incluindo mães, crianças em idade escolar e bebés, sofrerão os impactos desta decisão, com consequências potencialmente trágicas”, disse John O’Brien, representante da CRS no Sudão do Sul.

O'Brien disse ao Crux que “mais de oito milhões de pessoas no Sudão do Sul estão a passar por grave insegurança alimentar, o pior número registado desde a independência”.

Afirmou que a guerra na Ucrânia pode ser amplamente culpada pelo agravamento da fome num país que também enfrenta graves inundações e secas localizadas.

“A crise na Ucrânia aumentou o preço do combustível e dos bens básicos. A continuação da guerra na Ucrânia levaria a altos custos operacionais humanitários e a uma redução potencial no número de pessoas que podem ser assistidas sem aumento de financiamento”, disse O’Brien.

“O PMA relata que, ao comparar os preços no final de Junho com a última semana de Fevereiro, o preço dos cereais básicos (sorgo e milho) aumentou em todos os mercados monitorizados, nomeadamente 100% ou mais no norte de Bahr El Ghazal e Equador Leste”.

“Em muitos locais em Greater Jonglei, os mercados locais estão completamente fechados, sem entrega ou venda de alimentos. As chuvas deste ano foram irregulares e insuficientes na maioria dos locais. As culturas que foram plantadas não estão a germinar, devido à falta de chuva, ou não estão a amadurecer.”

Com a fome aparecem os seus males concomitantes de insegurança e roubo.

“A fome é, sem dúvida, uma preocupação séria. À medida que os níveis de segurança alimentar se deterioram em Greater Jonglei, a CRS está a receber relatos crescentes de ataques violentos de gado predatório e actividades criminosas, incluindo o roubo de bens domésticos e alimentos, tanto dentro quanto entre as comunidades”, disse O’Brien ao Crux.

“A população civil no Sudão do Sul está fortemente armada. À medida que a crise de fome piora, civis armados estão a usar armas uns contra os outros como estratégia de sobrevivência, apreendendo alimentos, gado e outros recursos que podem ser trocados por alimentos. Igualmente perturbador, houve vários incidentes relatados de suicídio real ou tentativa de suicídio por pessoas que enfrentam a perspectiva de fome”, explicou.

A situação agravou a já precária dinâmica de segurança do país. Pelo menos 209 pessoas foram mortas e outras 33 ficaram feridas em todo o país só em Junho, de acordo com um investigador de violência do grupo cívico com sede em Juba, conhecido pelas suas iniciais CEPO.

Isto levou a preocupações de que o acordo de paz de 2018 assinado pelos líderes do país possa ser desfeito, mais uma vez provocando um conflito aberto.

“O medo da violência aumentou em algumas comunidades. Há níveis crescentes de tensão e ansiedade entre as comunidades, particularmente aquelas que sofreram a violência mencionada acima”, disse O’Brien.

Explicou ainda que a CRS estava a prestar assistência humanitária a mais de um milhão de pessoas.

“No entanto, embora tenhamos equipas com conhecimento em locais para fazer muito mais, a CRS está a receber um nível de financiamento insuficiente. Devido a uma redução no financiamento, seremos forçados a encerrar a nossa programação de saúde e nutrição nos condados de Duk e Ayod, no estado de Jonglei, em meados de Agosto, deixando mais de 76.000 pessoas, incluindo mulheres e crianças, sem acesso a cuidados de saúde e nutrição que salvam vidas”, sublinhou.

O Sudão do Sul obteve a sua independência do Sudão em 2011, mas entrou em guerra civil apenas dois anos depois.

Artigo de Ngala Killian Chimtom, publicado no Crux a 22 de Julho de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Sudão do Sul  •  Fome  •  Guerra  •  Programa Mundial de Alimentos  •  Violência  •  África
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui