Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
dacs com the tablet | 27 Jul 2022
Jornada sinodal não se deve tornar num processo de “eles e nós”, adverte arcebispo
O líder da Igreja irlandesa disse que o documento de síntese sinodal, que deve ser publicado no próximo mês, irá revelar muitos desafios à transmissão da fé na Irlanda.
  © DR

Na sua homilia na missa anual e investidura da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém na Capela do Colégio de São Patrício, em Maynooth, o Arcebispo Eamon Martin sublinhou a necessidade de comunhão no meio de preocupações com uma polarização de pontos de vista emergentes do sínodo.

“Já foram expressas preocupações na Irlanda e em todo o mundo, de que as discussões sinodais possam prejudicar, em vez de criar, a comunhão na Igreja”, disse ele aos Cavaleiros e Damas reunidos.

Afirmou que era “de vital importância” trabalhar juntos na Irlanda para garantir que a jornada sinodal em curso evite divisões e polarização de pontos de vista, ou que degenere num processo adversário de “eles e nós” que “perde de vista a nossa pertença partilhada dentro da Igreja de Cristo”.

Segundo o Primaz da Irlanda, a síntese sinodal irá reconhecer o impacto de um grande declínio na prática da fé e nas vocações ao sacerdócio, à vida religiosa e ao matrimónio sacramental.

Muitos dos milhares de pessoas que participaram das consultas paroquiais nos últimos nove meses pediram maior transparência, participação na tomada de decisões e prestação de contas dentro das estruturas da igreja diocesana e paroquial.

“Ouvimos falar da importância de renovar a nossa ligação com a energia e os dons dos nossos jovens e de encontrar novos modelos de responsabilidade e liderança que reconheçam e facilitem especialmente o papel das mulheres e dos homens”.

O processo de escuta também identificou a necessidade de alcançar aqueles que deixaram a Igreja e, em alguns casos, se sentem excluídos, esquecidos ou ignorados.

Sublinhando que este não é um momento de “tentar isolar a vinha do Senhor dos desafios do mundo ao redor”, o arcebispo Martin disse que o próximo capítulo da vida da Igreja na Irlanda será diferente do último, e a Igreja pode encontrar-se cada vez mais marginalizada no debate público.

Mas deve permanecer uma Igreja que olhe para fora, confiante e profética. “Devemos tornar-nos uma Igreja que serve, uma Igreja que é mais missão do que manutenção, mais movimentos do que monumentos”, disse.

Separadamente, a Associação de Padres Católicos (ACP) expressou o seu total apoio à adopção do Caminho Sinodal pelos bispos irlandeses como o caminho a seguir para a Igreja Católica na Irlanda.

Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 26 de Julho de 2022.

Palavras-Chave:
Sínodo  •  Sinodalidade  •  Comunhão  •  Participação  •  Síntese  •  Irlanda  •  Polarização
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui