Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
dacs com crux | 27 Jul 2022
Académico chileno diz que é preciso fazer mais para combater o abuso da Igreja
Quando a universidade apresentou um estudo único sobre abuso sexual clerical no Chile em 2020, detalhando os casos e alegações que remontam há 50 anos, apenas dois dos 35 bispos convidados para a apresentação apareceram.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Alessandra Tarantino/AP

Segundo Ignacio Sanchez Diaz, reitor da Universidade Católica do Chile, a crise dos abusos sexuais clericais no país será resolvida por três tipos de pessoas: vítimas e sobreviventes capazes e dispostos a apresentarem-se, académicos que estudam o assunto e sugerem soluções, e jornalistas.

A Universidade Católica do Chile, uma das faculdades mais bem classificadas da América Latina, diminuiu a sua credibilidade para lidar com a crise de abusos do país, que muitas vezes é rotulada como a pior fora do mundo de língua inglesa.

Em 2018, o desenrolar de anos de abuso e cobertura sistémicos no Chile levou o Papa Francisco a convocar os presidentes das conferências episcopais do mundo a Roma em 2019 para falar sobre a protecção de menores e adultos vulneráveis.

No entanto, Sanchez diz que os bispos chilenos não estão necessariamente à altura da tarefa. De facto, quando a universidade apresentou um estudo único sobre abuso sexual clerical no Chile em 2020, detalhando os casos e alegações que remontam há 50 anos, apenas dois dos 35 bispos convidados para a apresentação apareceram.

Sanchez disse ao Crux na terça-feira que acabou de receber um pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy para falar com a população chilena numa conversa por vídeo organizada pela Universidade Católica, depois de o Congresso do país rejeitar o pedido. Embora a data não tenha sido definida, o reitor concordou prontamente, e espera-se que aconteça antes do final da próxima semana.

Sanchez conversou com o Crux sobre o próximo plebiscito do Chile para aprovar uma nova Constituição, redigida no início deste ano para substituir uma datada da ditadura de Augusto Pinochet. A crise dos abusos clericais no país e a identidade das universidades católicas numa sociedade crescentemente secularizada como o Chile, que viu uma queda de 25% na percentagem de católicos em apenas duas décadas.

 

O que acha do projecto de Constituição que os chilenos irão votar a 4 de Setembro?

Como académico, acho preocupante, porque tem muitas contradições entre os artigos, e vamos ficar décadas a analisar e a alterar os artigos de uma constituição como esta. Haverá enormes problemas com a implementação. Como católico, acho inaceitáveis ​​os artigos que falam do direito à vida, com aborto livre, não regulamentado, com total ausência de objecção consciente, introduzindo conceitos como o de que a decisão não pode ser “alterada por terceiros”, e já não fala de mães, mas de mulheres grávidas. Quanto à educação, há uma hipertrofia do ensino estatal, com uma desvalorização do ensino privado, particularmente do ensino católico. E como chileno, acho que é uma oportunidade perdida, porque tivemos 80% das pessoas que aprovaram uma nova carta fundamental. E se for rejeitada ou aprovada, será por uma margem mínima, 48-52, ou mais, para um dos dois lados. Com uma carta que passa com o mínimo, ou é rejeitada por um país dividido, mostra que a tentativa de procurar o consenso desde o início falhou. E parte do problema é o clima em que os membros da Assembleia Constituinte foram eleitos, um clima quase de explosão social, onde as forças reais do Chile não estavam representadas. Quando os membros da convenção dizem que todos os artigos foram aprovados com dois terços dos votos da convenção, pode-se perguntar: quanta representatividade real tiveram esses membros da sociedade chilena? Hoje o resultado é incerto, mas uma carta fundamental que não tenha mais de 60-70 por cento de apoio terá uma vida curta.

 

Como é que a Universidade Católica do Chile está a trabalhar para se manter relevante num Chile cada vez mais secularizado e, ao mesmo tempo, cada vez mais crítico em relação à Igreja Católica?

Isso é muito interessante, porque dentro da América Latina, dentro do país, estamos há muito tempo la liderar rankings e avaliações internacionais. Não poderia dizer que com as questões do abuso da Igreja, com a secularização, com a queda do número de católicos de 75 por cento para 50 por cento em menos de 20 anos, se poderia pensar que a avaliação da Universidade Católica poderia ter seguido esse caminho, e a verdade é que tem sido o contrário. A avaliação académica desta instituição tem vindo a apresentar uma tendência ascendente muito significativa e persistente, ao mesmo tempo que a valorização do termo “Igreja Católica” sofreu uma queda acentuada. Noventa por cento dos alunos e professores que se candidatam a trabalhar aqui fazem-no porque é uma universidade muito boa, não porque ser católica. Mas temos um reflexo muito bom da sociedade chilena, com 50% dos alunos a definir-se como católicos e uma percentagem um pouco maior entre professores e funcionários. O que queremos é viver a nossa fé dentro da nossa universidade, como comunidade católica, onde os não crentes tenham a experiência de uma instituição católica que possa servi-los para o futuro. Então temos a missão de que os não crentes respeitem a nossa identidade. Isto nem sempre é uma coisa fácil de se fazer quando se tem 35.000 alunos.

 

A Universidade Católica a nível académico está a tentar contribuir para o combate e prevenção de abusos dentro da Igreja. Quais são os projectos?

Sob a liderança de Eduardo Valenzuela [sociólogo universitário, especialista em sociologia do crime, entre outras coisas], em 2018, tivemos uma comissão interdisciplinar composta por professores de teologia, filosofia, medicina, ciências sociais, psicologia da arte, que trabalharam durante quase um ano para produzir um relatório sobre a realidade do abuso na igreja nos últimos 50 anos. No nosso país, este relatório é inédito. Infelizmente, devo dizer que não teve a ressonância na hierarquia da igreja que se esperava. O nosso grande chanceler e arcebispo Santiago [Cardeal Celestino Aos] apoiou o relatório. No entanto, dos 35 bispos que convidamos para a apresentação do relatório há dois anos, apenas dois compareceram. Posteriormente, fizemos três apresentações ao nível latino-americano com representantes da Argentina, Equador, México e Colômbia, com uma recepção melhor do que a nível nacional. Actualmente, estamos a trabalhar com a Conferência Episcopal para actualizar o relatório e entender por que não foi tão bem recebido quanto esperávamos na Conferência Episcopal. Quando se entende por que foi rejeitado, percebe-se que foi porque não levamos em conta os progressos realizados nos últimos anos nas diferentes dioceses. É bom que actualizemos o relatório incorporando esses avanços, porque se há algumas dioceses que fizeram gestos significativos, parece-nos importante incorporá-los, para que outras dioceses possam aprender com elas. O que queríamos era agitar o ambiente nacional e latino-americano sobre este assunto, porque vimos que havia um relatório em França, um relatório na Alemanha, um relatório uniforme nos Estados Unidos, e ao nível latino-americano não havia esta informação.

 

Acha que o mundo académico na América Latina está a investir muito tempo e esforço em toda a questão da prevenção e uma reforma da Igreja nesta questão?

A minha experiência diz-me que o abuso será resolvido por três tipos de pessoas: as vítimas, os académicos e os jornalistas. Não serão os bispos que resolverão a questão. Acho que ao nível académico tivemos o reflexo em 2018. Quando o arcebispo Charles Scicluna e o monsenhor Jordi Bertomeu, da Congregação para a Doutrina da Fé, vieram ao Chile para investigar a questão dos abusos a pedido do Papa, encontramo-nos com eles para ver como poderíamos contribuir como universidade. E surgiu a ideia de um relatório que avaliasse a situação do ponto de vista mais amplo possível e estabelecesse uma base e a partir daí avançasse. É importante que o mundo académico se envolva, colocando sempre as vítimas no centro. Desta ideia nasceu o Cuida, um projecto conjunto com a Fundación para la Confianza, na qual também trabalham Juan Carlos Cruz, James Hamilton e José Andres Murillo [sobreviventes do padre pedófilo mais infame do Chile, Fernando Karadima]. E ainda há muito mais que podemos fazer.

Entrevista de Inés San Martín, publicada no Crux a 27 de Julho de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Chile  •  Abusos Sexuais  •  Vítimas  •  Académicos  •  Jornalistas  •  Investigação  •  Relatório
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui