Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 1 Set 2022
Bispos da África Austral querem mais coordenação sobre os migrantes
Prelados católicos estão a explorar formas de estender o cuidado pastoral aos imigrantes, particularmente os da indústria mineira, na África do Sul.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

A Conferência dos Bispos Católicos da África Austral (SACBC) quer mais coordenação interestatal, já que a xenofobia contra pessoas de outras partes da África está a aumentar devido à recessão da economia e ao aumento do desemprego na África do Sul.

O arcebispo Buti Joseph Tlhagale, de Joanesburgo, disse que os conselhos episcopais sul-africano e moçambicano estão a explorar mais formas de estender o cuidado pastoral aos imigrantes, particularmente aos da indústria mineira, na África do Sul.

Depois de se encontrar com o bispo moçambicano Atanasio Amisse Canira de Lichinga, o arcebispo Tlhagale disse que a SACBC quer facilitar a nomeação de padres moçambicanos para a África do Sul, especialmente em Joanesburgo, para trabalharem e tornarem-se pastores nas comunidades de língua portuguesa.

D. Canira, que também é presidente da Comissão para os Migrantes, Refugiados e Deslocados, faz visitas pastorais a Joanesburgo todos os anos. Este ano a sua tarefa é procurar a ajuda da SACBC para prolongar o prazo para as famílias moçambicanas visitarem familiares na África do Sul.

Actualmente, as famílias em visita só têm permissão para uma estadia de um mês e a Conferência Episcopal moçambicana quer que o tempo seja alargado para pelo menos três meses.

 

Migrantes sem documentos

A África do Sul abriga o maior número de imigrantes no continente Africano. Segundo dados oficiais, os imigrantes constituem pelo menos 5% da população de 60 milhões do país. Especialistas dizem que o número real é muito maior.

Os migrantes são atraídos para a África do Sul, a segunda maior economia do continente, já que fogem da pobreza, da guerra e da perseguição do governo. No entanto, com taxas de desemprego de até 65% entre os jovens, um número crescente de sul-africanos acusa os imigrantes de roubarem os seus empregos e benefícios sociais.

Em Julho, oito mulheres foram violadas numa mina em Krugersdorp, a oeste de Joanesburgo, com sentimentos xenófobos a emergirem na África do Sul.

As vítimas, com idades entre os 19 e os 37 anos, estavam a filmar um vídeo quando foram interceptadas por dezenas de homens, que as roubaram e violaram.

 

Grupos de vigilantes

À medida que a violência xenófoba aumenta, os moradores sul-africanos culpam os imigrantes sem documentos pelos crimes. Os moradores locais prometeram fazer justiça com as próprias mãos e formaram grupos vigilantes, já que os grupos de imigrantes são mais organizados e politicamente influentes.

Um dos grupos anti-imigrantes, Operação Dudula, formado em 2021, e que significa “expulsar” na língua zulu proclama “África do Sul em primeiro lugar” nas suas bandeiras.

Depois do incidente em Krugersdorp, os residentes ajudaram a polícia a identificar e prender mais de 100 suspeitos.

Durante o encontro com D. Canira, Dom Joseph Mary Kizito, de Aliwal, falou sobre a necessidade das dioceses dos países que enviam migrantes ajudarem-nos com os documentos de viagem antes de partirem para a África do Sul.

“Acho que os países de origem têm muitas responsabilidades de consciencializar sobre a importância das identidades e documentos… Se um jovem chega sem nenhum documento, fica muito difícil ajudá-lo”, disse D. Kizito ao Vatican News.

Instou as conferências do Lesoto, Malawi e Nigéria, que têm grandes populações de migrantes na África do Sul, a trabalharem em estreita colaboração com o SACBC para abordarem questões dos seus cidadãos.

O Bispo Robert Mogapi Mphiwe de Rustenburg na África do Sul encontrou-se com o Bispo Canira porque a Diocese de Rustenburg, que abriga muitas minas, também emprega migrantes moçambicanos.

Actualmente, a África do Sul abriga meio milhão de mineiros activos e mais de 40% deles têm as suas raízes em nações vizinhas como Moçambique.

Os mineiros, muitos deles de Moçambique, Lesoto e Zimbabué, têm sido frequentemente acusados ​​de desencadear um reinado de terror entre as comunidades locais.

 

Violência xenófoba

Recentemente, em Enkanini, nos arredores de Sabie, situado no rio Sabie, em Mpumalanga, mineiros estrangeiros supostamente esfaquearam seis pessoas locais até à morte e cortaram o abastecimento de água aos moradores, desviando-o para lavar o solo enquanto peneiravam pepitas de ouro.

De acordo com o Minerals Council SA, as actividades mineiras ilegais custam à economia mais de 7 biliões de rands todos os anos devido ao não pagamento de impostos e direitos A violência xenófoba tem uma longa história na África do Sul.

Em 2008, cerca de 60 pessoas morreram e cerca de 50.000 foram deslocadas durante distúrbios anti-imigrantes. Outros surtos fatais ocorreram em 2015 e 2019.

A África do Sul ainda está a sofrer com o impacto negativo da pandemia, na qual 2 milhões de empregos foram eliminados, exacerbando uma taxa de desemprego de 35%.

A 24 de Agosto, os trabalhadores saíram às ruas contra o aumento do custo de vida devido aos preços recordes dos combustíveis. Após a invasão russa da Ucrânia, os preços do gás atingiram valores nunca antes vistos. A inflação está agora em 7,4%, agravada por apagões de energia.

A Organização Internacional das Nações Unidas para as Migrações lançou um programa piloto em associação com grupos religiosos para promover a “coesão social” em áreas que acolhem migrantes. Destina-se a promover a compreensão mútua, especialmente entre os jovens, e sublinhar as contribuições positivas que os migrantes podem dar às comunidades.

No entanto, alguns especialistas dizem que os sentimentos antiestrangeiros são difíceis de apagar da sociedade sul-africana, pois são um legado do seu passado de apartheid.

Artigo do La Croix International, publicado a 1 de Setembro de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
África  •  Violência  •  Migrantes  •  Xenofobia
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui