Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 9 Set 2022
Biblioteca do Vaticano convida académicos do mundo a ler e a contribuir para nova revista
Editorial do Cardeal Tolentino de Mendonça foi republicado pelo Jornal do Vaticano.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © CNS/Vatican Media

A Biblioteca do Vaticano, uma das bibliotecas mais antigas do mundo, lançou uma nova revista académica para ajudar a promover investigações de alta qualidade, diálogo entre culturas e partilha de conhecimento relacionado com o acervo da biblioteca, disse o cardeal José Tolentino de Mendonça, bibliotecário e arquivista do Vaticano.

A Vatican Library Review “aspira a ser um lugar atraente para publicar investigações de alta qualidade e revistas por pares, acolhendo e alocando contribuições activamente”, escreveu o cardeal como editorial na primeira edição da revista. O editorial foi republicado pelo Jornal do Vaticano a 7 de Setembro.

O cardeal convidou os académicos a enviarem as suas contribuições, acrescentando que espera que os leitores explorem cada artigo independentemente do seu campo de interesse pessoal e que se juntem “neste esforço duplo de rigor científico e diálogo intercultural”. Alguns dos artigos da primeira edição incluíram “Um Inédito Códice Iluminado da Catalunha na Biblioteca do Vaticano” e “Cabala Visual no Renascimento Italiano. O Livreto de Formas Cabalísticas”.

Criada pelo Papa Nicolau V no século XV, a Biblioteca do Vaticano pertence ao Papa. No entanto, o Papa Leão XIII decidiu que deveria ser mais amplamente acessível ao mundo académico.

A Biblioteca do Vaticano abriga cerca de 80.000 manuscritos, cerca de 1,6 milhões de livros, aproximadamente 8.400 incunabula (livros e panfletos impressos antes de 1501) e colecções de moedas e medalhas.

A sua missão, escreveu o Cardeal Tolentino no seu editorial, é “conservar o seu número cada vez maior de tesouros e partilhar esse património com o mundo académico”. A biblioteca “sempre foi um local de investigação e um anfitrião activo para colaboração”.

Ao longo dos anos, a biblioteca passou por uma grande reforma das suas instalações para torná-la mais segura e de acordo com os padrões modernos; marcou itens com chips de identificação por radiofrequência para melhor segui-los e identificá-los; continuou a digitalizar os seus acervos, oferecendo reproduções online.

O Cardeal escreveu que a The Vatican Library Review – publicada duas vezes por ano na versão impressa e online pela Brill Publishers, marca mais um passo no trabalho de décadas do Vaticano na publicação de estudos que examinam os acervos da biblioteca e emitem um boletim informativo sobre notícias e eventos gerais.

A revista procura “contribuições académicas inovadoras” revistas por pares para mostrar o conhecimento, intuições e descobertas de cada académico, escreveu o cardeal, incluindo o mundo dos “estudiosos em início de carreira” e aqueles cujo trabalho “pode não se encaixar perfeitamente” em publicações mais estabelecidas.

A revista irá aceitar trabalhos escritos em inglês, alemão, francês e italiano e pode incluir notas mais curtas, relatórios de conferências, críticas de livros e resumos de dissertações concluídas, escreveu o editor.

Artigo de Carol Glatz, publicado a 7 de Setembro no Crux.

PARTILHAR IMPRIMIR
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui