Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 20 Set 2022
Maksim Ryabukha: Francisco nomeia bispo salesiano que se recusou a deixar a Ucrânia
Religioso é o novo auxiliar do Arcebispado de Donetsk.
  © DR

É um daqueles rostos que mostram o papel da Igreja nas situações mais dolorosas. Quando a invasão russa da Ucrânia começou em Fevereiro passado, o salesiano Maksim Ryabukha recusou-se a deixar o país para permanecer ao lado do povo ucraniano. Agora, é o novo bispo auxiliar do arcebispado de Donetsk.

O anúncio foi feito hoje [19 de Setembro] pela Santa Sé através da sua Sala de Imprensa, que, em comunicado, explica que o Sínodo dos Bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana “elegeu o Padre Maksim Ryabukha, SDB, como Bispo Auxiliar do Arcebispado de Donetsk, um encargo ao qual o Santo Padre deu o seu consentimento, designando-lhe a sede titular de Stefaniaco”.

Quem é Maxim Ryabukha

Ryabukha nasceu a 18 de Maio de 1980 em Lviv. Em 1998 ingressou na Sociedade de São Francisco de Sales e, após a formação inicial, completou os seus estudos em Filosofia e Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana.

Também se formou em Gestão de Recursos Humanos na Kyiv Interregional Academy, além de ter obtido um mestrado em Administração Escolar pelo Politécnico de Lviv e um mestrado em Pedagogia Social pela Universidade Nacional de Transcarpátia.

Recebeu a ordenação sacerdotal a 4 de Agosto de 2007. Desde então ocupou vários cargos, entre eles o de director da escola catequética da paróquia Pokrov da Santíssima Mãe de Deus em Lviv, líder do Oratório da Comunidade Salesiana de Vynnyky e diretcor da Comunidade em Dnipro.

Foi também administrador da Paróquia São João Crisóstomo de Kiev, responsável pela pastoral universitária da Arquieparquia de Kiev, colaborador local da Nunciatura Apostólica na Ucrânia, professor de Pedagogia no Seminário Maior Greco-Católico de Kiev, como bem como Vigário do Superior da Vice-Província Ucraniana dos Salesianos.

Artigo de Elena Magariños, publicado em Vida Nueva Digital a 19 de Setembro de 2022.

Palavras-Chave:
Ucrânia  •  Papa Francisco  •  Nomeação  •  Bispo  •  Maksim Ryabukha  •  Donetsk
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga