Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 22 Set 2022
Bento XVI com visitas limitadas: “É demasiado esgotante para ele”
O secretário pessoal do Papa emérito, Georg Gänswein, desaconselha os alunos de Ratzinger a visitá-lo por ocasião da sua reunião anual em Roma.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

O Novo Círculo de Estudantes de Joseph Ratzinger não irá visitar Bento XVI este ano durante o seu encontro anual em Roma.

“É demasiado esgotante para ele”, respondeu Georg Gänswein, secretário pessoal do Papa emérito, ao pedido dos seus ex-alunos.

O simpósio, que terá lugar a 24 de Setembro, também não irá contar com a participação do secretário pessoal do Papa emérito, Georg Gänswein, já que ele tem outros compromissos, como o próprio arcebispo disse à agência alemã KNA.

O Bispo de Regensburg, Rudolf Voderholzer, e o Cardeal Prefeito da Congregação para a Unidade dos Cristãos, Kurt Koch, estarão nas jornadas.

 

Última grande visita: 27 de Agosto

A última grande visita ao Papa emérito foi a 27 de Agosto, quando Francisco mais uma vez cumpriu a tradição não escrita de apresentar os novos cardeais ao seu antecessor. Os novos cardeais foram para o mosteiro Mater Ecclesia assim que terminou a cerimónia do oitavo consistório de Jorge Mario Bergoglio.

Os novos membros do Colégio Cardinalício foram abençoados por Bento XVI na capela do mosteiro. Esteve sempre acompanhado pelo seu secretário.

De acordo com o que foi relatado pelo Vaticano na altura, o encontro foi reduzido a uma “breve saudação” e à recitação comunitária da oração mariana da Salve Regina.

 

“Os últimos anos esgotaram as suas forças”

Já no dia 4 de Julho, Gänswein falou sobre o estado de saúde do Papa emérito durante a sua participação num encontro organizado pela Fundação Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI.

“O Papa emérito tornou-se um homem muito idoso, fisicamente frágil, mas cuja mente e olhos, graças a Deus, ainda estão despertos e brilhantes”, disse, sublinhando que, embora “os últimos anos tenham esgotado as suas forças”, Bento XVI “mantém o humor intacto”.

Durante o ano, alguns dos encontros que teve com cardeais, bispos e outros eclesiásticos vieram à tona quando as fotografias foram divulgadas por alguns dos protagonistas. É o caso de Dominik Duka, cardeal arcebispo de Praga, que o visitou no dia 12 de Março com uma delegação Checa.

Artigo de Rubén Cruz, publicado em Vida Nueva Digital a 22 de Setembro de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui