Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vatican News | 23 Set 2022
Zimbabué inicia preparativos para a Jornada Mundial da Juventude em Portugal
Cerca de 500 jovens das oito dioceses do Zimbabué marcaram o início de uma longa jornada para as comemorações da Jornada Mundial da Juventude 2023 programada para Lisboa, Portugal.
  © DR

As celebrações da Jornada Mundial da Juventude do Zimbabué foram lançadas recentemente na presença do Bispo Raymond Mupandesekwa da Diocese de Chinhoyi, secretário do Núncio, Monsenhor Felipe Fabiane, Embaixador de Portugal no Zimbabué, Miguel De Calheiros e um representante do Ministro da Juventude, Desporto e Recreação do Zimbabué.

Um encontro de 500 jovens

As celebrações dos jovens aconteceram no Centro Espiritual Rockwood de Harare. Cerca de 500 jovens de oito Dioceses compareceram ao evento. O evento serviu também para preparar alguns dos jovens que irão viajar para a JMJ 2023 em Lisboa, Portugal.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens católicos na presença do Papa. Acontece a cada três anos num país diferente. Jovens de todo o mundo convergem para partilhar as boas novas do Evangelho e promover comunhão, participação e missão. A JMJ oferece aos jovens católicos de todo o mundo a oportunidade de participar num intercâmbio cultural, uma interacção que constrói relações e unidade. O tema da Jornada Mundial da Juventude é “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1vs 39), o que anima todos os jovens a viver o Evangelho.

Uma experiência de graça

A Dia Mundial da Juventude começou com a celebração da Santa Missa presidida por D. Raymond Tapiwa Mupandasekwa.

“Meus queridos jovens, hoje iniciamos essa longa viagem até Lisboa. Começamos com pressa, como Maria correu com alegria para a casa de Isabel. Também nós iniciamos esta viagem com grande alegria a caminho de Lisboa. Queremos começar esta peregrinação com a oração e pedimos ao Senhor que nos ajude a fazer desta peregrinação uma experiência de graça e de encontro com Ele”, disse D. Mupandasekwa.

O Bispo encorajou os jovens a assumirem a experiência de Lisboa como forma de renovar a sua esperança, fé e amor a Jesus Cristo.

“Se fossem para Lisboa sem a coragem da fé, a força da esperança e o fogo do amor, a vossa viagem não seria uma peregrinação, mas apenas uma visita”, disse.

Olhar para o futuro com esperança

D. Mupandasekwa disse que os jovens, hoje, enfrentam muitos desafios e tribulações. Estes incluem exclusão em diferentes níveis da sociedade, desemprego, abandono escolar, abuso de drogas e substâncias, e que só Deus poderia salvá-los dessas situações. Convidou os jovens a olhar para o futuro com esperança e confiança em Deus.

O Embaixador de Portugal no Zimbabué, Miguel De Calheiros, apresentou o estandarte da Jornada Mundial da Juventude.

Governo apoia a JMJ

Mudarikwa, presente em nome do Ministro da Juventude, Desportos e Recreação, Caste Coventry, apreciou o bom trabalho da igreja na formação dos jovens. Afirmou que o governo do Zimbabué apoia totalmente a peregrinação até à Jornada Mundial da Juventude. Mudarikwa disse ainda que os jovens que viajam para Portugal vão fazê-lo como portadores da tocha do país, promovendo a imagem do país.

O convidado de honra, Miguel De Calheiros, Embaixador de Portugal no Zimbabué, apresentou o estandarte da Jornada Mundial da Juventude.

“Levantem-se com pressa em solidariedade e conheçam outros em Lisboa”, disse Miguel.

Artigo da Irmã Mufaro Chakuinga LCB, publicado no Vatican News a 15 de Setembro de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional