Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 4 Out 2022
Conflito separatista dos Camarões é agora sobre dinheiro, diz padre

Uma importante figura católica diz que a guerra civil dos Camarões – agora no seu sexto ano – tornou-se “sobre dinheiro”.

O padre Humphrey Tatah Mbuy, director do departamento de comunicação da conferência dos bispos, disse a uma emissora de televisão local a 2 de Outubro que “quando se trata de dinheiro, é muito difícil separar uma pessoa da sua fonte de rendimento, mesmo que essa fonte seja sangue humano”.

Os Camarões têm 80% de falantes de língua francesa e 20% de língua inglesa, resultado da divisão do país pela França e Grã-Bretanha durante a era colonial. As duas regiões do Noroeste e do Sudoeste de língua inglesa continuaram a usar a educação britânica e os sistemas legais comuns, mas enfrentaram a marginalização pela maioria francófona há décadas.

Em 2016, uma série de protestos de professores e advogados de língua inglesa foram violentamente reprimidos pelo governo central, levando à actual insurgência separatista. Até agora, mais de 4.000 pessoas foram mortas e mais de 700.000 pessoas deslocadas.

"O conflito... tornou-se uma economia de guerra”, disse Mbuy à emissora de televisão.

O padre disse que a guerra se transformou numa luta por benefícios económicos, não apenas dos separatistas, mas também dos governantes. Houve relatos de soldados do governo a prenderem pessoas e só as libertarem mediante o pagamento de um suborno.

Enquanto isso, o sequestro com o objectivo de resgate tornou-se uma maneira importante de angariar fundos para as forças separatistas.

A 16 de Setembro, 30 homens armados não identificados sequestraram cinco padres, uma freira e três leigos na vila de Nchang, região sudoeste do país.

“O bispo não conseguiu libertar os padres”, disse Mbuy, observando que a igreja se recusou a pagar o resgate de 50.000 dólares exigido pelos sequestradores.

O padre disse que esta “economia de guerra” significa que as partes não querem negociar, tornando difícil à Igreja trabalhar pela paz.

Mbuy observou que a Igreja Católica desempenhou um papel fundamental na tentativa de resolver a crise desde o início. Em 2016, os bispos da Província Eclesiástica de Bamenda, que abrange as duas regiões anglófonas, escreveram uma carta aberta ao governo central delineando as origens do problema e a melhor forma de resolvê-lo.

O padre lamentou então o facto de o clero e os religiosos terem sido alvos do conflito por ambos os lados, tanto por causa dos esforços de pacificação quanto pelo seu valor de resgate.

“Este conflito armado nas regiões Noroeste e Sudoeste – que nunca deveria ter acontecido em primeiro lugar – está a adoptar uma abordagem muito errada na gestão de conflitos”, disse Mbuy.

“Não tocas na pessoa que poderia ajudar-te a resolver o teu problema. Se o fizeres, então estás a dar um tiro no pé, porque a igreja neste momento, e posso dizer isto sem qualquer medo, tem a única força moral para ajudar a resolver o conflito armado no Noroeste e no Sudoeste”, afirmou.

“Não podes forçar alguém a sentar-se e conversar. Só podes discutir com alguém que está pronto para uma discussão”, disse Mbuy.

Também lamentou que, apesar da neutralidade da Igreja, ambos os lados tenham um histórico de acusar a Igreja de apoiar os seus oponentes. No entanto, o padre reiterou a imparcialidade da Igreja em questões de conflito.

“O agressor e o agredido são ambos filhos de Deus e o papel da igreja é o de mãe e professora. Quando os seus filhos estão a lutar, como mãe, tentas juntá-los para a reconciliação. Não apareces como professor e apoias um lado sem mostrar onde está a verdade. Então, a igreja, como professora, tem que mostrar a verdade”, explicou.

Enquanto isso, uma série de marchas pela paz está a decorrer na capital Yaoundé para marcar o aniversário do Grande Diálogo Nacional que ocorreu de 30 de Setembro a 4 de Outubro de 2019.

A conferência de paz resultou em maior autonomia para as regiões anglófonas, incluindo a criação de assembleias regionais, mas grupos separatistas recusaram-se a participar do diálogo e não aceitaram os resultados.

Artigo de Ngala Killian Chimtom, publicado no Crux a 4 de Outubro de 2022.

Palavras-Chave:
Camarões  •  Conflito  •  Vítimas  •  Economia