Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 17 Out 2022
Cristina Inogés irá dissertar sobre os “excluídos da Igreja” na abertura do curso “Cristianismo e Justiça”
A teóloga dará voz àqueles cujo “desejo de pertencer à Igreja é evidente na sua reflexão, na sua vida e nas perguntas que nos fazem”.

A teóloga, membro da Comissão Teológica do Sínodo e colaboradora do Vida Nueva, Cristina Inogés, participará da abertura do curso Cristianismo e Justiça no dia 18 de outubro com a apresentação “Excluídos na Igreja, o que podemos dizer a partir do Sínodo?”.

Neste evento também serão apresentadas as linhas de reflexão deste percurso. Num momento de crescente secularização e pluralidade religiosa, duas propostas destacam-se: o Curso de Iniciação Teológica, para rever os elementos fundamentais da proposta cristã, e o curso Religiões, Sabedoria que cura, em colaboração com o Espaço Inter-religioso do Migra Studium.

“A sinodalidade, como conceito recuperado e como práxis, está a ser uma das grandes contribuições do Papa Francisco para a Igreja do século XXI. A oportunidade de abrir canais estruturados de diálogo dentro da Igreja logicamente desperta expectativas, e não podemos surpreender-nos se também gerar algumas frustrações”, aponta a organização.

“Ouvir a voz dos excluídos costuma causar surpresas”, salienta o curso. “As suas contribuições são diretas, claras, sem opção de interpretação. O desejo de pertencer à Igreja é evidente na sua reflexão, na sua vida e nas questões que nos colocam”.

O impacto da tecnologia

Com o desejo de oferecer chaves de interpretação para o momento atual, um dos temas que será tratado este ano é o impacto da tecnologia, com o curso “A tecnologia irá salvar-nos?”, a partir de 27 de Outubro em colaboração com a Cátedra de Ética e Pensamento Cristão do IQS (Universidade Ramon Llull).

“Vamos tentar entender o que significa viver numa sociedade tecnocientífica, a partir de uma perspectiva crítica e de diferentes perspectivas que nos permitem trazer à mesa implicações éticas, sociais e também espirituais da mentalidade tecnológica ou do desenvolvimento de inteligência”, explica a organização.

Como sempre, o centro apresenta uma ampla gama de cursos e seminários sobre temas sociais e teológicos, como a busca de Deus na modernidade, os direitos humanos, a perspectiva de género ou a eliminação dos abusos sexuais, entre outros.

Da mesma forma, a sua Sala de Aula Virtual dispõe de uma série de cursos sobre temas fundamentais do trabalho do centro, como os pobres na teologia e espiritualidade cristã, a crise do cuidado, a teologia feminista, a experiência de Deus hoje, a não-violência ou o conhecimento do Islão.

Este ano há também uma novidade nos sábados sociais ou sábados teológicos, que têm um formato misto e podem ser acompanhados tanto presencialmente, como online.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 14 de outubro de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional