Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Religión Digital | 17 Out 2022
Damian Muskus, o bispo auxiliar polaco que leiloou o seu anel episcopal por 13 mil euros
O dinheiro será usado para ajudar a pagar uma terapia genética que custa dois milhões de euros a uma menina gravemente doente.
  © DR

O bispo auxiliar de Cracóvia, Damian Muskus, leiloou o seu anel episcopal no Facebook por cerca de 13.000 euros, dinheiro que será destinado a Zosia Pająk, uma menina gravemente doente, e a quem ele espera, desta forma, “dar a esperança de uma vida feliz e segura”.

O dinheiro será usado para ajudar a pagar uma terapia genética que custa dois milhões de euros. A menina sofre de atrofia muscular espinhal (AME), doença genética que causa a morte das células nervosas que enviam sinais aos músculos e que em recém-nascidos pode progredir rapidamente.

Muskus, da Ordem dos Menores Franciscanos (OFM), ofereceu o anel na semana passada num grupo de angariação de fundos para ajudar a menina. “Não escondo que gosto de tê-lo usado, porque não é ouro”, acrescentou o bispo, em relação ao seu anel, de prata e com a característica cruz franciscana.

Agora quer entregar o anel em boas mãos. “A um colecionador de roupas de bispo, ou a alguém que ache que vale a pena ter uma coisinha tão única”, disse o bispo, que já tinha leiloado rosários que recebeu do Papa.

Muitas expressões de simpatia

A campanha no Facebook rendeu ao bispo muitas manifestações de simpatia, fazendo com que as ofertas aumentassem rapidamente. O bispo explicou que o anel serve a todos porque é de tamanho único.

O dinheiro será usado para ajudar Zosia Pająk, nascida em março de 2022, a pagar uma terapia genética que custa 2 milhões de euros.

A menina sofre de atrofia muscular espinhal (AME), uma doença genética que causa a morte das células nervosas que enviam sinais aos músculos e que em recém-nascidos pode progredir rapidamente, causando o desaparecimento de quase todos os grupos musculares e, em última análise, paralisia completa, falta de ar e morte.

Muskus é bispo auxiliar da arquidiocese polonesa de Cracóvia desde 2011.

Artigo de RD/Agencias, publicado em Religión Digital a 16 de outubro de 2022.

Palavras-Chave:
Cracóvia  •  D. Damian Muskus  •  Bispo Auxiliar  •  Caridade  •  Leilão
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui