Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS | 18 Out 2022
Sacerdotes diocesanos, um crescente “mal-estar"
Crise na Igreja, excesso de trabalho, expectativas frustradas em relação aos seus bispos... muitos padres diocesanos relatam um mal-estar difuso no La Croix, enquanto um livro dedicado a esses “padres em pedaços” está prestes a sair nas livrarias.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © RNAUD ROINÉ/DIVERGENCE

A publicação, há um ano, do relatório CIASE sobre os abusos sexuais na Igreja já tinha debilitado muito a moral das tropas, “ao reforçar as suspeitas contra nós”, imediatamente retratou um padre do centro da França. As crises de governo em dioceses proeminentes como Paris, Estrasburgo ou Fréjus-Toulon, mas também o suicídio altamente divulgado de um padre da diocese de Versalhes no verão passado, feriram ainda mais um clero já posto à prova.

Ao mesmo tempo, a carga de críticas contra os sacerdotes veiculada pelo “Sínodo sobre a sinodalidade” foi vivida por alguns como uma “traição”, pois tentam “fazer o melhor”. “Sob a capa da luta contra o clericalismo”, lamenta este mesmo pároco, na casa dos sessenta, “este processo de consulta aos leigos tem questionado, por vezes de forma violenta, a nossa forma – certamente imperfeita – de exercer os nossos ministérios”.

“Estamos habituados a pregar a esperança, mas pode ser difícil não ceder ao desânimo!”, resume um padre do norte de França.

Se a grande maioria insiste sobretudo nas “profundas alegrias” do seu ministério e nos convida a não escurecer o quadro, muitos como estes dois sacerdotes diocesanos relatam um mal-estar difuso. Um sentimento que, há muito tempo tabu, está a ser dito cada vez mais em voz alta. No “Dia dos Sacerdotes” do Congresso Missionário, que reuniu 200 deles no fim de setembro, o espetáculo “O senhor padre faz a sua crise”, adaptado do best-seller de Jean Mercier sobre o esgotamento de um pároco da paróquia que acaba por ser emparedado como os reclusos do passado, fez sucesso instantâneo, segundo um participante.

Mais recentemente, o apelo a depoimentos lançado pelo canal de televisão KTO para um programa dedicado ao tema a 9 de outubro, suscitou muitas respostas. Ecoando a última obra do bispo emérito de Nanterre, Mons. Gérard Daucourt, dedicada a esses “padres em pedaços”.

Os vinte testemunhos recolhidos pelo La Croix mostram a complexidade das causas deste mal-estar. Cansaço, isolamento “mortal”, “travessias do deserto” espirituais, “esgotamento”... Frequentemente volta-se a observar a exaustão dos padres que às vezes têm que se encarregar de cerca de quarenta campanários, testemunhando assim a falta de ar do modelo paroquial. “O problema número um é admitir o real. Queremos manter a rede territorial a todo custo, em vez de nos perguntarmos o que é um padre. Devemos parar de querer enquadrar e governar. Mas dizer que já não podemos, e pensar melhor”, insiste o padre Vincent Di Lizia, sacerdote itinerante da diocese de Reims.

Em 2020, um inquérito em larga escala sobre a saúde dos padres, realizada a pedido da Conferência dos Bispos da França (CEF), com quase 6.000 deles com menos de 75 anos, observou a sobrecarga de trabalho “permanente” de um em cada cinco padres , e “ocasional” num em cada dois. Os entrevistados também indicaram que trabalhavam, em média, cinquenta e oito horas por semana. Perante estes números, o padre François Buet, médico e sacerdote do Instituto Notre-Dame de Vie, recorda recomendações simples: a necessidade de ter um estilo de vida saudável, ter tempo para si mesmo, um dia sabático, ter pelo menos três semanas de folga no verão…

 

“Excesso de envolvimento emocional”

“Se não, pode haver uma causa mais profunda para essa exaustão. É o que chamo de «sobreenvolvimento emocional», com o exercício de um ministério num registo muito afetivo, sem conseguir encontrar a distância certa nas relações”, continua. Como corolário, muitos apontam para uma dificuldade latente em “ousar dizer não”. “Em França, esse mal-estar é escondido, espiritualizado porque diz o Evangelho que somos feitos para nos doarmos... Sim, mas Jesus disse para nos doarmos, não para nos dividirmos em quatro!”, afirma o padre Di Lizia.

A secularização ampliou uma “crise de identidade sacerdotal” em França. “O mal-estar dos padres está ligado a esse tempo intermediário de uma Igreja que ainda gostaria de se considerar influente na sociedade. Basicamente, seja qual for a sensibilidade – tradicional ou progressista –, todos têm dificuldade em fazer o luto desse passado”, diz o padre Jean-Baptiste Bienvenu, de 35 anos, pároco da comunidade Emmanuel, na paróquia da Trindade, em Paris. “Em alguns lugares, a cúria diocesana, a administração exerce muito peso sobre os sacerdotes”, continua. “É o sintoma de uma instituição que na sua organização come os seus próprios filhos ao invés de abrir mão de certas coisas”.

Num momento em que o discurso violento é desencadeado a todos os níveis, estes padres – outrora tão reconhecidos e respeitados socialmente – podem deparar-se com injúrias violentas, às vezes dentro das suas próprias comunidades paroquiais. “Cada vez mais nos encontramos reféns das lutas entre as diferentes sensibilidades católicas. O que quer que façamos, pode prestar-se a julgamentos de intenção, a ataques de um lado ou de outro…”, acrescenta outro.

 

“Ataques”

“A minha geração sente-se desvalorizada por jovens padres ou seminaristas que puseram nos nossos ombros os fracassos da Igreja nas últimas décadas. Isso pode alimentar a culpa, um sentimento de inutilidade existencial…”, lamenta, amargamente, um padre. Por outro lado, os padres mais jovens anseiam por mais incentivo dos mais velhos.

“Os bispos devem ser capazes de abençoar a maneira como nós, jovens sacerdotes, enfrentamos os desafios, em vez de apenas apontar os riscos, caso contrário, nós que temos sede de fecundidade – isso é normal entre os 30 e 50 anos! – seremos tentados a passar sem eles, e é aí que isto se torna perigoso”, adverte o padre Bienvenu.

Isto também se aplica ao Papa Francisco: alguns padres, irritados, têm a impressão de que ele passa o tempo ma menosprezá-los e que não gosta deles. Falando no Congresso Missionário, o Cardeal Jean-Marc Aveline também confidenciou aos sacerdotes presentes que tinha transmitido ao Papa essa expectativa de ser mais apoiado. “Vi alguns deles completamente revigorados para ouvirem, finalmente, palavras positivas”, sublinha Arnaud Bouthéon, cofundador do evento.

 

“Gratidão”

Outro ponto crucial do “mal-estar” expresso por alguns padres diocesanos – longe de ser a maioria, porém: dificuldades de relacionamento com o bispo, agravadas por uma espiritualização do vínculo entre aquele que o Concílio chama de “pai, irmão, amigo” dos seus sacerdotes.

“A relação «fraternidade-paternidade» não é fácil de definir”, diz um deles. “Para mim, deve acima de tudo evitar a infantilização, e fazer parte de um diálogo de verdade, honesto…". E isto, em particular quando um sacerdote tem a sensação de ser nomeado para uma missão que não leva em conta o seu carisma particular, ou as suas aspirações profundas. “Entendo que um bispo pode não ter escolha a não ser nomear-me para «tapar um buraco», mas que mo diga simplesmente”: «Pensamos em si para outra coisa, mas não é possível agora, durante quantos anos pode assegurar esta missão?». Apresentada assim, assumida como tal, muda tudo”, ilustra o Pe. Bienvenu.

No entanto, as coisas estão a mudar nas dioceses – Amiens, Versalhes... – onde, quando o bispo faz as suas nomeações, se recusa a considerar primeiro os lugares a serem preenchidos pelos párocos, a começar pelos seus padres e os seus pedidos.

O mal-estar dos padres também pode estar enraizado em expectativas – às vezes excessivas – de maior proximidade ou paternidade dos bispos. No entanto, muitos destes últimos, eles próprios sobrecarregados por inúmeros encargos – combinam as funções de superior, padre… – e muitas vezes de uma geração com emoções mais retidas, têm dificuldade em encontrar as palavras para valorizarem os seus sacerdotes.

“Parece-me muito importante não só enviar sinais de reconhecimento, mas também poder simplesmente agradecer pelo trabalho realizado. É São Paulo quem nos convida a «identificar o que é bom»”, sublinha D. Benoît Bertrand, bispo de Mende (Lozère), que liderou o grupo de trabalho que levou ao relatório sobre a saúde dos sacerdotes.

 

“Reconhecimento”

Também aqui estão a ser estudados caminhos para melhorar o apoio aos padres: criação de “órgãos de mediação”, “entrevistas anuais de «recursos humanos» realizadas segundo o modelo das empresas, reflexão sobre a falta de medicina do trabalho”. “As dioceses estão a consciencializar-se da necessidade de desenvolver um sistema claro de apoio, revisão regular e supervisão do caminho dos sacerdotes para reconhecer o que é bom e o que é mais difícil”, acrescenta Bérénice Gerbeaux, formadora e diretora do programa “Paróquias e dioceses” da rede de apoio Talenthéo.

“Isto deve passar por um feedback apreciativo”, insiste novamente. “Eles também fazem coisas muito boas”.

Artigo de Malo Tresca, com Céline Hoyeau e Arnaud Bevilacqua, publicado no La Croix a 13 de outubro de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Sacerdotes  •  Mal-estar  •  Esgotamento  •  Crise  •  Cansaço  •  França
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui