Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 18 Out 2022
Governo do Iraque desaloja campo de refugiados cristão para construir um centro comercial
O patriarcado caldeu iniciou esforços “para adiar a evacuação por pelo menos um ano ou encontrar uma alternativa”.
  © DR

O desenvolvimento urbano de Bagdad, capital do Iraque, inclui a construção de um centro comerical no bairro de Zayouna, onde está localizado o campo de refugiados da Virgem Maria, onde famílias cristãs que fugiram de Mossul e da planície de Nínive se concentraram depois dos ataques jihadistas de 2014.

Desde então, mais de 120 famílias foram alojadas neste complexo que agora são forçadas a sair após receberem uma ordem de evacuação.

Visita do Patriarca

Depois de ouvir esta notícia, o Patriarca Caldeu Louis Raphael Sako visitou o complexo onde estão alojadas as famílias deslocadas, que lhe mostraram a sua preocupação por terem de procurar uma nova casa com ano escolar já iniciado.

Segundo a agência Fides, o cardeal entrou em contacto com as autoridades políticas, proprietárias do terreno onde se encontra o complexo, “para adiar a evacuação por pelo menos um ano, ou encontrar uma alternativa adequada para acomodar as famílias”.

Esta decisão pode estar ligada à política do novo primeiro-ministro, Mohammed Shia' Soudany, proposta pelo presidente da república, o curdo Abdel Latif Rashid.

O novo executivo é considerado um expoente da ala pró-iraniana dos partidos xiitas iraquianos. Esta situação não beneficia a estabilidade dos cristãos que permaneceram no Iraque.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 18 de outubro de 2022.

Palavras-Chave:
Iraque  •  Refugiados  •  Jihad  •  Ataques