Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS | 18 Out 2022
Filipinas formam parceria com fundação católica para plantar vegetais para os pobres
Uma fundação católica está a fazer uma parceria com o Departamento de Agricultura das Filipinas para produzir vegetais que irão alimentar as comunidades pobres do país.
  © Dondi Tawatao/Reuters via CNS

A Care of God Foundation, que se dedica a reduzir a fome nas Filipinas, espera plantar as sementes nas terras da igreja, informou o UCA News. O Departamento de Agricultura fez o anúncioa 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação.

“A Igreja Católica possui vastas extensões de terra que, infelizmente, estão desaproveitadas. Esperamos aproveitá-las ao plantar vegetais que poderemos doar a comunidades pobres”, disse Dennis Salvador, porta-voz da fundação, ao UCA a 17 de outubro.

O Departamento de Agricultura alocou mais de 30 variedades de hortaliças para serem plantadas na região de Bicol, sul de Luzon e Western Visayas, onde é relatada uma alta incidência de desnutrição entre crianças entre os 12 meses e os 23 meses.

Salvador disse ao UCA que os membros da fundação estariam a aproximar-se dos párocos para alugar terras pertencentes à igreja.

“Estamos prontos para formalizar o projeto ao assinar um contrato. A Igreja Católica ainda será proprietária das terras. Vamos apenas emprestá-las e usá-las para o projeto humanitário”, explicou Salvador.

Afirmou que a fundação também está pronta para arcar com quaisquer despesas razoáveis.

“Sim, estamos dispostos a pagar se houver alugueres. Não queremos que a Igreja Católica dê ou doe as suas terras para o projeto. Gostaríamos de construir boas relações com eles”, disse Abigail Alba, secretária da fundação, ao UCA.

Em 2019, a Comissão Presidencial para os Pobres Urbanos emitiu um apelo à Igreja Católica para permitir que as suas terras fossem usadas para fins humanitários como “um ato do Cristianismo e um ato de Cristo ao servir aqueles que são menos afortunados e negligenciados”.

Um relatório do Banco Mundial de 2021 explicou: “A desnutrição de micronutrientes é altamente prevalente nas Filipinas: 38% entre crianças de 6 a 11 meses; 26% entre crianças de 12 a 23 meses; e 20% das mulheres grávidas são anémicas”.

Artigo de Catholic News Service, publicado no Crux a 17 de outubro de 2022.

Palavras-Chave:
Filipinas  •  Agricultura  •  Pobres  •  Caridade  •  Desnutrição