Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Vatican News | 26 Jan 2023
Francisco peregrino na África, entre a alegria e as feridas da RDCongo e Sudão do Sul
Foi apresentado o programa da viagem do Papa aos dois países de 31 de janeiro a 5 de fevereiro; no Sudão do Sul o Pontífice será acompanhado pelo Primaz Anglicano Welby e pelo moderador da da Igreja da Escócia, Greenshields. Espera-se um milhão e meio de pessoas na missa em Kinshasa. Na agenda, encontros com vítimas de violência e deslocados internos. Sobre a segurança: "Nenhuma ameaça específica"
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Vatican News

É a 40ª viagem do pontificado, deveria ter sido a 37ª porque estava programada para julho de 2022. Mas problemas de saúde relacionados com seu joelho e terapia durante os meses anteriores forçaram o Papa a adiar a visita. Para não perder sua proximidade com os dois povos, porém, Francisco enviou na época o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, a esses lugares, que em cada encontro público sempre reiterava que ele não veio "como substituto, mas para abrir o caminho para o Santo Padre". E mesmo as pessoas, desde bispos até políticos e fiéis, nunca disseram "se o Papa vier...", mas "quando o Papa vier..." com a certeza de que a promessa seria cumprida.

Nenhuma ameaça específica

Assim será de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, com a primeira viagem internacional de Francisco desde 2023, o primeiro Papa em 37 anos a retornar à República Democrática do Congo, o primeiro a tocar o solo do Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo desde a declaração de independência em 2011. "Uma bela viagem" para levar "uma palavra de paz", disse o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, na coletiva de apresentação da viagem, durante a qual, em resposta às perguntas dos repórteres sobre segurança, ele esclareceu que "não há nenhuma ameaça específica". "Estão sendo feitos grandes esforços pelas autoridades locais para garantir a segurança".

Encontro com vítimas e pessoas deslocadas

Francisco se deslocará em carro aberto durante os vários compromissos e se encontrará com representantes de instituições, igrejas e sociedades locais. Estas incluem vítimas da parte oriental da República Democrática do Congo e pessoas deslocadas internamente do Sudão do Sul. Dois momentos, disse Bruni, que prometem ser "comoventes". Igualmente tocante, recordou, foi a viagem a Bangui, a capital da África Central, "uma etapa tornada incerta pela violência que havia ocorrido alguns dias antes na capital". "Na época o Papa queria ir", embora desaconselhado por muitos: "Eu só tenho medo de mosquitos", disse aos repórteres no avião. E o "ambiente festivo nas ruas" foi a resposta.

Grande participação na missa em Kinshasa

Quanto ao programa da viagem, durante a qual o Papa fará sete discursos em Kinshasa e cinco em Juba (todos transmitidos pelo Vatican News com comentários em português), Bruni explicou que a missa de 1° de fevereiro no aeroporto Kinshasa-Ndolo, celebrada segundo o rito zairense do Missal Romano, deverá ser um dos eventos mais concorridos do pontificado. A área pode abrigar até um milhão e meio de pessoas e, de acordo com a imprensa local este será o número de presentes na celebração do Pontífice. O palco onde a celebração será realizada é o maior já construído na República Democrática do Congo, e também está equipado com um elevador para permitir que o Papa chegue mais facilmente. O coro que animará a missa também está entre os maiores de todos os tempos: 700 pessoas.

Peregrinação ecumênica a Juba

O Primaz Anglicano Welby e o Moderador Greenshield se juntarão ao Papa em Juba, a capital do Sudão do Sul, na margem oeste do Nilo Branco, onde o Papa encontrará também o Presidente Salva Kiir. Em Juba, vale a pena mencionar o encontro, ou melhor, o abraço do Bispo de Roma, no Salão da Liberdade, com os grupos de deslocados internos, reunidos em vários campos muitas vezes nas bases das missões da ONU. "Mais de 2 milhões no país, 33 mil somente na área de Juba". Entre elas, as crianças de Bentiu, capital do Estado de Unity, flageladas por enchentes devastadoras e epidemias de cólera. Parolin havia visitado o acampamento em sua viagem de julho.

Artigo de Salvatore Cernuzio publicado em Vatican News em 25 de janeiro de 2023.

PARTILHAR IMPRIMIR
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui