Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Synod2023.org | 10 Fev 2023
Os bispos levarão para casa a missão partilhada na assembleia da Oceania
Os bispos católicos da Oceania concluíram seu encontro de uma semana em Fiji com uma missa missionária, sendo encorajados a responder às esperanças e desafios que compartilharam com corações de missão e serviço.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Synod2023.org

Dezenas de bispos participaram na assembleia quadrienal da Federação das Conferências Episcopais Católicas da Oceania, que terminou na noite de sexta-feira. A reunião atraiu bispos da Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e muitas nações do Pacífico.

Em sua homilia, o bispo Peter Brown CSsR de Samoa-Pago Pago exortou seus irmãos bispos - no final de uma semana em que se concentraram frequentemente na Criação - a refletir sobre seu lugar na Igreja.

“É difícil ignorar que fazemos parte daqueles que têm”, disse ele. “Temos poder, influência e status dentro da comunidade da Igreja. Como podemos usar essa realidade para melhorar o cuidado da Criação?”

O bispo Brown disse que um colega bispo recentemente compartilhou a história de alguém cuja terra e vida estavam sendo ameaçadas pelo aumento do nível do mar e implorou ao bispo que ajudasse. Tais histórias de urgência, disse ele, deveriam invocar os bispos para agir em nome de seu povo – “para ajudar as pessoas a encontrar um lugar para se posicionar”.

“Que possamos sair daqui com a esperança de que, por meio de nossa liderança junto com o Povo de Deus, possamos encontrar espaço para todos – um lugar onde eles possam permanecer”, disse ele.

“Voltamos para nossas casas, espero, com um pouco mais de desconforto do que quando chegamos. É um bom sinal. Você foi movido e desafiado. Essa inquietação é uma porta aberta para o Senhor trabalhar por nosso intermédio”.

O bispo Brown concluiu sua homilia parafraseando as palavras finais da declaração final dos bispos para a assembleia: “É com essa missão em nossos corações e mentes que nos preparamos para deixar nossa reunião. Nós carregamos as esperanças e sonhos de nosso povo e nossa amada Oceania”.

A declaração final incluiu reflexões dos bispos sobre os três temas principais da semana: Cuidados com os oceanos; Tornar-se uma Igreja mais sinodal; e Formação para a missão.

“Tem sido uma grande alegria para os Bispos da Oceania se reunirem em Fiji esta semana para orar e considerar nossa missão compartilhada como Chefes Pastores de nossa região”, disse o comunicado.

“Nossa assembleia nos deu a oportunidade de rezar juntos, construir relacionamentos fraternos, aprender uns com os outros e considerar desafios pastorais comuns”.

Uma tarefa fundamental da assembleia foi revisar e aprovar a resposta da Oceania ao Documento de Trabalho para a Etapa Continental do Sínodo para uma Igreja Sinodal. Os bispos ficaram satisfeitos porque, “guiados pelas vozes do Povo de Deus na Oceania, avançamos no trabalho já realizado para garantir que uma voz distintamente oceânica continue a ressoar nos documentos do Sínodo”.

Essa resposta será finalizada e publicada nas próximas semanas. A próxima assembleia da Federação será realizada na Austrália em 2027.

 

Artigo publicado em 10 de fevereiro de 2023 em Synod2023.org

PARTILHAR IMPRIMIR
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui