Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Vatican News - Andrea Tornielli | 28 Abr 2023
Hollerich: O Sínodo para nos unir no serviço a Deus e às pessoas
O cardeal arcebispo de Luxemburgo, relator geral, explica em entrevista à mídia vaticana a nova composição da assembleia de outubro sobre a sinodalidade. E sublinha como a Igreja é chamada a ser missionária, com a sua diversidade, colocando Cristo no centro.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Archeveche-de-Luxembourg-SCP

No dia seguinte ao anúncio da nova composição do Sínodo dos Bispos, o cardeal jesuíta Jean-Claude Hollerich, 64 anos, arcebispo de Luxemburgo e relator geral para a próxima assembleia, faz um balanço dos trabalhos em entrevista à mídia vaticana.

A assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos em outubro de 2023 incluirá um número significativo de membros com direito a voto que não são bispos: sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas com 50% de mulheres e uma atenção particular na participação dos jovens. Qual é o significado desta decisão?

Não é uma novidade, porque já no passado houve membros com direito a voto que não eram bispos. Não houve mulheres com direito a voto, mas membros não bispos sim. Portanto, pode-se dizer que esse pequeno grupo agora está se tornando maior. O Sínodo continua sendo o dos bispos, porque o bispo é sempre o pastor de sua Igreja, não se pode ver a função separada de seu povo, das pessoas. Sou arcebispo de Luxemburgo, quando estou em Roma sinto saudades da minha Igreja: penso nas pessoas que vejo na primeira fila, na segunda fila, na terceira fila da catedral, penso naquelas que encontro todos os dias e sinto falta delas. Uma pequena parte dessas pessoas estará presente no Sínodo para estar junto com seus pastores. Elas terão uma missão especial, já tiveram uma grande experiência de sinodalidade nas dioceses, depois no âmbito de conferências episcopais e por fim, no âmbito continental. Nem todos os bispos que participarão tiveram esta experiência. Portanto, a tarefa desses novos membros é ser testemunhas do que eles viveram para comunicá-lo.

Apesar disso, o Sínodo continua sendo “dos bispos”?

Sim, continua assim porque os bispos são a maioria! Cabe aos bispos fazer um discernimento, que foi feito em vários níveis e que no final chega ao Santo Padre. Agora há a etapa dos bispos, mas há uma questão de discernimento e esta questão foi oferecida pelo povo de Deus. Os novos membros do Sínodo representam, por assim dizer, a parcela "não episcopal" do povo de Deus.

Podemos dizer que é um Sínodo dos Bispos acompanhado por uma representação do povo de Deus?

Mas os bispos também pertencem ao povo de Deus! Ao menos eu gostaria de pertencer a ele, caso contrário me sentiria mal! É preciso entendê-los mais como testemunhas e memória do processo sinodal realizado até agora.

O “Sínodo sobre a sinodalidade” é um título bastante técnico, que soa distante da vida das pessoas. Para quem viveu essa experiência, no entanto, é exatamente o oposto. O senhor pode nos dizer qual é o tema deste Sínodo?

Isto: como nós, juntos, podemos ser uma Igreja missionária, hoje e amanhã. Como podemos ser uma Igreja sinodal e missionária. Acho importante sublinhar isso: não é uma análise ou uma meditação, não! Estamos aí para viver a Igreja como Deus quer para o nosso tempo, para anunciar o Evangelho ao mundo, aos nossos contemporâneos. E isso é bonito. A Igreja sempre foi sinodal. São João Crisóstomo diz que o Sínodo e a Igreja são sinônimos. O caminho que estamos fazendo, o envolvimento de todo o povo de Deus, mostra que o Espírito Santo nos conduz de maneira a colocar em prática o que o Concílio Vaticano II e em particular a Constituição "Lumen gentium" afirmaram.

 

 

 

Este artigo foi publicado por Vatican News em 27 de abril de 2023

PARTILHAR IMPRIMIR
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui